Diário
Director

Independente
João de Sousa

Sexta-feira, Abril 19, 2024

S. Jerónimo, Albrecht Dürer

Guilherme Antunes
Guilherme Antunes
Licenciado em História de Arte | UNL

“S. Jerónimo”, de Albrecht Dürer (foi um gravador, pintor, ilustrador, matemático e teórico de arte alemão).

Grande génio do Renascimento alemão, esta obra-prima encontra-se no MNAA, devido à relação amistosa que o pintor manteve com a feitoria portuguesa de Antuérpia.

Diagonal iniciada no crucifixo, nos olhos e mão esquerda, a indiciar o caminho pelo qual passa esta leitura, que termina no tinteiro como um testemunho da erudição do personagem. Pretende-se, talvez, interpretar uma reflexão melancólica sobre a morte.

O modelo é, de facto, de um pobre velho, muito velho, e por isso significativamente rugoso, sem as preocupações marmóreas de edificação edílica, em que assentava a exibição da pintura sagrada.

 

Informação adicional

Artista: Albrecht Dürer
Localização: Museu Nacional de Arte Antiga, Lisboa
Material: Óleo sobre madeira de carvalho
Criação: 1521
Dimensões: 59,5 cm × 48,5 cm


Nota da Edição

Albrecht Dürer 1471-1528

Foi um gravador, pintor, ilustrador, matemático e teórico de arte alemão e, provavelmente, o mais famoso artista do Renascimento nórdico, tendo influenciado artistas do século XVI no seu país e nos Países Baixos. A sua maestria como pintor foi o resultado de um trabalho árduo e, no campo das artes gráficas, não tinha rival. As suas xilogravuras, consideradas revolucionárias, são ainda marcadas pelo estilo gótico. É considerado como o primeiro grande mestre da técnica da aguarela, principalmente no que diz respeito à representação de paisagens. Os seus interesses, no espírito humanista do Renascimento, abrangiam ainda outros campos, como a geografia, a arquitectura, a geometria e a fortificação.

Wikipédia

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

Artigo anterior
Próximo artigo
- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -