Diário
Director

Independente
João de Sousa

Quinta-feira, Abril 25, 2024

Seca e fome no Sul de Angola coloca em risco milhares de pessoas

Angola: Seca e pecuária comercial expõem dezenas de milhares de pessoas a fome devastadora

A Amnistia Internacional divulgou um relatório sobre o problema da seca e da fome no sul de Angola. Segundo este relatório milhares de pequenos criadores de gado têm sido afastados de terras que, tradicionalmente, ocupavam para dar lugar a grandes explorações pecuárias. O resultado é uma crise alimentar, sem qualquer assistência ou compensação do governo.

Dezenas de milhares de pequenos criadores de gado que foram afastados das suas terras para dar lugar a explorações pecuárias comerciais estão a ser expostos a um risco ainda maior de fome e inanição devido à seca que aflige o sul de Angola, segundo um novo relatório publicado hoje pela Amnistia Internacional.

O fim do paraíso do gado: Como os desvios de terras para explorações pecuárias minou a segurança alimentar nos Gambos, Angola apela ao governo angolano para que proporcione de imediato assistência alimentar de emergência às comunidades afectadas pela fome, declare uma moratória às concessões de terras e nomeie uma comissão de inquérito para investigar como 46 explorações pecuárias comerciais acabaram por se ocupar dois terços das melhores pastagens na Tunda dos Gambos e no Vale de Chimbolela desde o fim da guerra civil, em 2002.

A produção de leite, queijo, iogurte e carne é o principal meio de subsistência das comunidades desta região, mas a situação é agora tão terrível que são obrigadas a comer folhas selvagens. Muitas pessoas relatam que têm vómitos e diarreia, bem como doenças de pele como a sarna. Além disto, estão sujeitas à escassez de água e a más condições de higiene. Há registo de, pelo menos, uma morte.

O governo não tem protegido os direitos destas comunidades – em particular, o seu direito à alimentação. Estas pessoas foram abandonadas a tentar sobreviver em terras inférteis e improdutivas e, agora que a seca aperta ainda mais, ficaram simplesmente sem nada para comer”.

 

 

Informação adicional




Transferência Bancária

Nome: Quarto Poder Associação Cívica e Cultural
Banco: Montepio Geral
IBAN: PT50 0036 0039 9910 0321 080 93
SWIFT/BIC: MPIOPTPL

Pagamento de Serviços

Entidade: 21 312
Referência: 122 651 941
Valor: (desde €1)

Pagamento PayPal

Envie-nos o comprovativo para o seguinte endereço electrónico: [email protected]

Ao fazer o envio, indique o seu nome, número de contribuinte e morada, que oportunamente lhe enviaremos um recibo via e-mail.

 

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

Sobreviventes a Salazar

Mentores espirituais

A História da Pide

- Publicidade -