Diário
Director

Independente
João de Sousa

Quinta-feira, Março 28, 2024

Senhora do Pescoço Longo, Parmigianino

Guilherme Antunes
Guilherme Antunes
Licenciado em História de Arte | UNL

“Senhora do Pescoço Longo”, Parmigianino. Parmigiano foi um proeminente pintor italiano do maneirismo.

É um quadro fundador do maneirismo (Sec. XVI) 

Do italiano “maniera” que equivalia no tempo a estilo. Posteriormente à morte de Rafael, passou a encarar-se como degenerescência do Renascimento. Premeditada transgressão das regras codificadas durante o Renascimento clássico.

Na PINTURA, a figura humana aparece distorcida, alongada e de atitudes afectadas ou de formas profundamente musculosas, por vezes inseridas em complexas alegorias.

Na ESCULTURA, a figura humana aparece em espiral (serpentinata), as formas esguias, o gosto complexo das referências mitológicas são referenciais a que pode juntar-se atitudes violentas ou em equilíbrio, quer na estatuária, quer no baixo-relevo.

Na ARQUITECTURA, registam-se requintadas soluções ambíguas, extrema complexidade dos ritmos decorativos, ambivalência espacial e gosto pelo efeito bizarro.

Informação adicional

Artista: Parmigianino
Local: Galeria dos Ofícios
Material: Óleo sobre tela
Criação: 1534–1535
Períodos: Maneirismo


Auto-retrato em espelho convexo.

Nota de edição

Parmigianino 1503-1540

Girolamo Francesco Maria Mazzola, mais conhecido por Parmigianino (que significa “pequeno parmesão”) ou ainda Parmigiano, foi um proeminente pintor italiano do maneirismo, tendo pintado também em Florença, Roma e Bolonha, para além da sua cidade natal, Parma.

A importância de sua obra supera amplamente as poucas obras que hoje existem. Entre estas contam-se A Conversão de São Paulo, de 1527, A Virgem da Rosa (1529), A Virgem com Longo Pescoço (c. de 1535 – imagem), o Auto-retrato diante do espelho côncavo, a Escrava Turca e a Antea.

A sua obra e personalidade afirmam-se em contacto com o primeiro maneirismo toscano, e através das obras dos grandes mestres Rafael e Michelangelo, conseguindo traduzir de forma original os modelos do Renascimento com uma orientação já plenamente maneiristas.

Para Parmigiano, a função da arte era transmitir sensações estranhas e excitantes, para o que teria de criar um necessário artificialismo.

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a Newsletter do Jornal Tornado. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

Artigo anterior
Próximo artigo
- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Exit Costa

E agora Marcelo?

Governo Sombra?

A Lava Jato e seu epitáfio

Mais lidos

Exit Costa

E agora Marcelo?

Mentores espirituais

Auto-retrato, Pablo Picasso

- Publicidade -