Diário
Director

Independente
João de Sousa

Sábado, Setembro 25, 2021

Sertão Rio Mar destaca belezas naturais do Piauí em livro e exposição

Projeto do fotógrafo Valdeci Ribeiro explora desde as grandes paisagens dos parques nacionais aos recôncavos inexplorados das grutas e cavernas da região. Lançamento do livro aconteceu em conjunto com a abertura da exposição, nesta terça-feira (5) na Galeria Rabieh, no Jardins, em São Paulo.Nos últimos cinco anos, o fotógrafo piauiense Valdeci Ribeiro dedicou-se a incontáveis jornadas fotográficas pelos parques nacionais e praias do Piauí. Com olhar afetuoso pelos cantos que lhe são carregados de significados, debruçou também uma espécie de olhar estrangeiro sobre a própria terra, ainda tão desconhecida dos brasileiros. Sob curadoria de Renata Junqueira, a seleção de fotografias “Piauí – Sertão Rio Mar” ganha tanto uma edição luxuosa em fotolivro, quanto uma exposição em grandes formatos (mais de 4 metros de largura).

Descrição gerada com muito alta confiança “Valdeci traz no cerne de sua obra as imagens particularmente exuberantes do Piauí em todo o seu esplendor. Seus registros são enquadramentos sensíveis, ângulos precisos captados por quem realmente tem sinergia e paixão pela sua terra natal”, explica Renata Junqueira.

Ele nos apresenta um panorama surpreendente de imagens diversificadas de uma natureza intacta e praticamente desconhecida, a qual pretende revelar ao Brasil e ao mundo. Impossível sair incólume desta experiência cheia de emoção e percepção”.

O extenso conjunto das obras ganhou recorte com foco em cinco localidades: Parque Nacional Serra da Capivara, Cânion do Rio Poti, Delta do Rio Parnaíba, Parque Nacional da Serra das Confusões e Parque Nacional de Sete Cidades. São estes os cenários que ilustram tanto as mais de 160 páginas do fotolivro quanto as fotografias que ocupam confortavelmente as paredes de pé-direito duplo da Galeria Rabieh. A exposição fica em cartaz até 05 de julho e depois segue para o Piauí e Rio de Janeiro.

Valdeci Ribeiro é médico e fotógrafo nascido em 1960 na cidade de Campo Maior, no Piauí. Intensamente dedicado ao olhar da paisagem de sua terra natal, ao longo dos anos de viagens pelos parques nacionais seu trabalho explorou desde a busca por lugares cada vez menos visitados, passando por uma evolução da própria técnica fotográfica.

As incursões de Valdeci lhe renderam um afastamento cada vez maior de sua profissão original como médico gastroenterologista e uma aproximação do universo fotográfico. Em 2014 ganhou o primeiro e segundo lugar no Concurso “Fotografe Teresina”, organizado pela Secretaria Municipal de Comunicação. Tem fotografias publicadas, selecionadas através de concurso, no Catálogo Nacional Sicredi (Cooperativa de Crédito) nos anos de 2014 e 2015. Em novembro de 2016, a Verve Galeria (SP) montou a exposição individual “Lembranças de um tempo que não acaba”, sob curadoria de Ian Duarte Lucas. Em dezembro de 2015, expos na Lilia Casa (PI) a mostra “Contemplação”.

ExposiçãoLivro

Exposição Piauí – Sertão Rio Mar 

Vernissage: 05 de junho
Aberta ao público: 06 de junho a 05 de julho de 2018
Local: Galeria Rabieh
Endereço: Al. Gabriel Monteiro da Silva, 147 – Cerqueira César, São Paulo
Visitação: Segunda a sexta, 10h às 19h; Sábado, 11h às 17h;
Entrada grátis

Livro Piauí – Sertão Rio Mar

Valor de capa: R$ 150,00
Pontos de venda: Galeria Rabieh e lojas do Parque Nacional da Serra da Capivara; a partir de julho, nas principais livrarias de São Paulo.

Texto em português do Brasil

Exclusivo Editorial PV / Tornado

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a Newsletter do Jornal Tornado. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -