Diário
Director

Independente
João de Sousa

Domingo, Novembro 28, 2021

Shuggie Bain

Jenny Farrel
Nascida na República Democrática Alemã, vive na Irlanda desde 1985; Ela é professora, escritora e editora. Ela escreveu um livro sobre o Romantismo Revolucionário Inglês e uma introdução marxista às tragédias de William Shakespeare. Ela escreve para a imprensa comunista na Irlanda, Grã-Bretanha, Estados Unidos, Alemanha, Brasil e Portugal e editou antologias de escrita da classe trabalhadora na Irlanda

Douglas Stuart ganhou o prêmio Booker 2020 por seu romance de estreia Shuggie Bain, ambientado em sua cidade natal, Glasgow, nos anos 80. Como muitos escritores da classe trabalhadora, Stuart se viu duvidando do valor de sua história. “Eu costumava me perguntar: ‘Que direito eu tenho de escrever isto?’ Shuggie Bain é sobre uma voz das margens que não é ouvida com frequência. … As vozes da classe trabalhadora ainda estão lutando por uma representação numa indústria de classe média”.

A maior parte do romance relata a experiência de crescer numa época, quando as políticas de Thatcherite devastaram as indústrias escocesas, com um aumento acentuado do desemprego. As outrora florescentes indústrias escocesas de aço, automóveis, construção naval, mineração e engenharia foram destruídas, e com elas as comunidades que nelas trabalhavam.

“Não. Chega de escola. Precisamos do dinheiro”.

“Sim. O estado do mundo do dia, vocês estarão apoiando qualquer homem que recebam”.

As mulheres todas tinham homens em casa. Homens apodrecendo para o sofá por falta de trabalho decente.”

Poucas mulheres também trabalham. Elas compram itens que não podem comprar do catálogo Freemans e se encontram cada vez mais endividadas, com famílias numerosas e o “último feriado que a maioria delas tinha visto foi uma estadia na maternidade de Stobhill.”

“Nan aplicou a pressão como se tivesse milhares de vezes e foi coletando dinheiro de todas as mulheres e marcando-o em seus livros. Seria uma eternidade para pagar um par de calças escolares para crianças ou um conjunto de toalhas de banho. Cinco libras por mês levariam anos para pagar quando os juros fossem acrescentados no topo. Parecia que eles estavam alugando suas vidas. O catálogo se abriu para uma nova página e as mulheres começaram a brigar por quem queria o quê.”

O romance retrata esta experiência de classe trabalhadora através dos olhos de Shuggie, em particular, crescer com uma mãe alcoólatra, Agnes.

O leitor é apresentado ao círculo da classe trabalhadora ao redor da Agnes. Seu pai tinha sido um trabalhador: “Eram mãos que haviam carregado caminhões de grãos durante vinte anos, mãos que haviam colocado alcatrão picante, mãos que haviam matado italianos no norte da África. Ele foi um dos poucos que retornaram – havia muitos filhos de Glasgow, de Inverness e Edimburgo, que haviam se sacrificado e jamais voltariam para casa.

Apesar de sua sorte comum, o povo operário mostra-se dividido segundo linhas denominacionais – católica e protestante, com os mesmos preconceitos que em todo o mar da Irlanda. O primeiro marido de Agnes e pai de seus filhos mais velhos foi um trabalhador católico, que ela deixa para o mais sexy Eugene Bain, um hackney condutor protestante e pai de Shuggie. Este segundo marido transfere a família de seus sogros para uma comunidade mineira igualmente carente, antes de abandoná-los. Parte da razão para isto é a bebida da Agnes.

O leitor tem a visão de perto, através dos olhos do jovem Shuggie, da completa desestruturação de sua mãe e do sofrimento que ela traz para seus filhos. Seus irmãos mais velhos inicialmente ajudam a proteger sua mãe, mas no final percebem que não podem salvá-la. Sua condição frustra o potencial de seus filhos: A escolaridade de Shuggie e o talento artístico de Leek.

Apesar de um interlúdio de esperança com a ajuda do AA, um emprego e seus filhos na escola e felizes, isto não dura. O alcoolismo e seu efeito sobre as pessoas e comunidades é explorado em detalhes a partir da perspectiva de uma criança amorosa e protetora, que observa todos os segredos, vergonha e auto-ódio suicida que ele traz. Agnes não está sozinha – nem com esta doença devastadora, nem em termos de apoio oferecido a ela por pessoas próximas a ela. O vício, ao que parece, é endêmico nesta comunidade e uma expressão de sua própria destruição.

Douglas Stuart sabe intimamente sobre o que ele escreve. Sua mãe lutou contra o alcoolismo e morreu quando o autor tinha dezasseis anos. E embora o que lemos seja ficção, ele é profundamente informado pela própria infância de Stuart. Ele vem de “uma longa e orgulhosa tradição de ripas e marceneiros e artesãos”. Ele se orgulha de sua classe e diz que apesar da ausência de livros em sua infância e juventude, “isso não nos tornou menos cuidadosos, nem menos empáticos”. Stuart escreve isto no livro. Há um senso muito forte de solidariedade e comunidade. Ao escrever esta história, ele mostra que esta comunidade é um importante assunto de literatura e arte.

Em seus 52 anos de história, Stuart é o segundo escritor escocês a receber o prêmio. O único outro escocês a ganhá-lo, James Kelman, também um escritor da classe trabalhadora, escreve programaticamente no idioma de seu povo. O romance que lhe rendeu o controvertido Prêmio Booker, foi “How Late it Was, How Late” (Como foi tarde, Como foi tarde). Esta é uma narração de um alcoólatra desempregado de Glasgow, dentro e fora da prisão, espancado e cego, desprezado pela sociedade, e ainda assim, de alguma forma, um sobrevivente resiliente. Para Stuart, a vitória do Booker de Kelman foi seminal. Mostrou-lhe que o vernáculo de Glasgow ocupava um lugar de direito na literatura, que a literatura não era de domínio das classes média e alta, mas deve ser propriedade da classe trabalhadora como uma forma de contar sua história.

“Para mim, isso mudou tudo na literatura”, diz ele. “Não se tratava apenas de pessoas da classe trabalhadora, mas estava escrita em um amplo dialeto escocês. Era assim que as pessoas ao meu redor falavam, mas você raramente vê isso na literatura, raramente o vê comemorado. Foi um momento de afirmação para mim”.

Embora nem os romances de Kelman nem os de Stuart indiquem personagens e formas de combater a escandalosa privação econômica e cultural da classe operária escocesa, eles, no entanto, descrevem esta classe com perspicácia e consideram, na verdade, o amor, como uma classe que tem direito à sua parte igualitária na riqueza da nação.


Texto em português do Brasil

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -