Diário
Director

Independente
João de Sousa

Quinta-feira, Abril 25, 2024

Homenagem a António Lopes Bogalho

Joaquim Ribeiro
Joaquim Ribeiro
Jornalista

O concelho do Sobral de Monte Agraço está a festejar os 40 anos do poder local em Portugal, do 25 de Abril ao 1 de Maio. Uma exposição e várias cerimónias marcam a efeméride num município liderado pelo PCP desde 1979.

A cerimónia de homenagem aos autarcas do concelho foi a mais emblemática das comemorações. Foram entregues medalhas a 78 indivíduos que desempenharam cargos autárquicos durante mais de 10 anos ao longo das quatro décadas do poder local democrático em Portugal.

Entre os condecorados esteve Egídio Ribeiro, que recebeu a título póstumo a medalha de mérito municipal.

António Lopes Bogalho

Igual condecoração recebeu António Lopes Bogalho, já condecorado pelo Presidente da República pelos 34 anos em que foi presidente da Câmara do Sobral de Monte Agraço. Agora foi também homenageado no seu concelho.

António Lopes Bogalho, de 59 anos, entrou muito cedo na vida partidária. Entre 1976 e 1979 foi membro da Assembleia de Freguesia de Santo Quintino. Em Dezembro de 1979, com apenas 22 anos, foi eleito com maioria absoluta presidente da Câmara Municipal, pela coligação APU, que integrava o PCP. Até 2013 foi sendo sucessivamente reeleito para o cargo, sempre com maioria absoluta (a coligação passou a integrar o PCP e Os Verdes e a chamar-se CDU), até abandonar devido à nova lei da limitação de mandatos.

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -