Diário
Director

Independente
João de Sousa

Sábado, Abril 20, 2024

Soros: É a sobrevivência da Europa que está em jogo

José Mateus
José Mateus
Analista e conferencista de Geo-estratégia e Inteligência Económica

George Soros
Georges Soros lamenta a irrupção da geopolítica na Europa (embora devesse lamentar mais não ter antecipado que esta irrupção ia acontecer…) e teme a ameaça de desestabilização que a nova dinâmica geopolítica faz pender sobre a “sociedade aberta” que ele quer competitiva, financeirizada, plácida e tranquila… Este medo traz-lhe, porém, alguma lucidez política e leva-o a perceber que a política imperial alemã está a liquidar essa “Europa” da sua “sociedade aberta”.

“A União Europeia – diz Soros no ‘Libération’ – tinha sido concebida como uma associação voluntária de iguais, mas a crise do euro transformou-a numa relação entre devedores e credores, na qual os primeiros têm dificuldades em cumprir os seus compromissos e sofrem as regras de jogo fixadas pelos segundos. Esta relação não é nem voluntária nem equitável. A crise dos migrantes criou outras feridas. Assim, o que está em jogo é nada menos que a sobrevivência da Europa”

A entrevista de Soros ao ‘Libé’ pode ser consultada em http://www.liberation.fr/planete/2016/01/19/george-soros-c-est-rien-de-moins-que-la-survie-de-l-europe-qui-est-en-jeu_1427206

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

1 COMENTÁRIO

Comentários estão fechados.

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -