Diário
Director

Independente
João de Sousa

Sexta-feira, Dezembro 9, 2022

Tensão na Europa: vai haver guerra?

Ana Prestes, São Paulo
Ana Prestes, São Paulo
Socióloga. Cientista política. Mestre e doutora em Ciência Política (UFMG). Atualmente está em fase de pesquisa de pós-doutorado no Instituto de Estudos Brasileiros (USP) e de doutorado no programa de pós-graduação em História na UnB. É analista internacional. Professora voluntária do Decanato de Extensão da UnB. Trabalha na Câmara dos Deputados e é pesquisadora da história da participação política das mulheres no Brasil.

Nas últimas semanas, o mundo tem acompanhado com atenção o clima de tensão entre a Rússia e a Ucrânia. Enquanto a mídia ocidental fortalece a dúvida sobre uma possível invasão russa à Ucrânia, os EUA se articulam para expandir a Otan e se reposicionar na Europa.

É importante, ao se analisar o cenário entre os dois países, levar em consideração que, desde 2014, ano em que um golpe de Estado destituiu o presidente Viktor Yanukovych, a Ucrânia se aproxima dos EUA, gerando conflitos com a Rússia.

Na coluna MiraMundo desta semana, Ana Prestes analisa este cenário de grandes tensões e explica como, para a Rússia, a entrada da Ucrânia na Otan é uma questão de segurança nacional.


Texto em português do Brasil

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -