Diário
Director

Independente
João de Sousa

Terça-feira, Julho 23, 2024

Timor-Leste é membro da Coalition for Advancing Research Assessment

J.T. Matebian, em Timor-Leste
J.T. Matebian, em Timor-Leste
Correspondente em Timor-Leste.

O Reitor da Universidade de Díli informou que a UNDIL passou a integrar a rede Coalition for Advancing Research Assessment (CoARA) para o reforço da qualidade científica em Timor-Leste e no mundo.

A adesão da Universidade de Díli à CoARA foi aceite e validada pelo Conselho Directivo da CoARA, sendo a única Universidade de Timor-Leste membro desta importante rede de organizações internacionais associadas à investigação científica.

Segundo José Agostinho da Costa Belo Pereira, Reitor da UNDIL, a Universidade de Díli identifica-se totalmente com a visão da Coalition for Advancing Research Assessment (CoARA) porque defende a avaliação da investigação com qualidade.

Na visão da Coalition for Advancing Research Assessment (CoARA):

A avaliação da investigação, dos investigadores e das organizações de investigação devem reconhecer os diversos resultados, práticas e actividades que maximizam a qualidade e o impacto da investigação”.

(CoARA, 2022)

O Pró-Reitor da Universidade de Díli para a Área de Investigação, Pós-Graduação e Cooperação com a CPLP, Manuel Azancot de Menezes, sobre esta importante decisão que acontece após a assinatura da Declaração de São Francisco sobre Avaliação da Investigação e a Declaração de Budapeste sobre Ciência Aberta, referiu que a decisão do Reitor tem como fundamento a procura da excelência na investigação científica:

“.. através da correcção de injustiças de vária ordem que têm acontecido nos processos de avaliação da investigação e que em geral prejudicam os investigadores com dificuldades em aceder a revistas científicas e com poucos recursos financeiros.. pelo que, a adesão à CoARA era inevitável e fundamental na medida em que a avaliação da investigação deve basear-se numa apreciação qualitativa em que a revisão pelos pares é determinante, naturalmente, complementada por indicadores quantitativos”.

(Pró-Reitor da UNDIL, M. Azancot de Menezes)

 

Centro de Investigação e Formação Avançada (CIFA)

O Reitor da UNDIL referiu que a Universidade de Díli (UNDIL), indo ao encontro do  apelo do Primeiro Ministro de Timor-Leste, Kay Rala Xanana Gusmão, “está a proceder à reestruturação da Área de Investigação Científica na tentativa de melhorar a investigação científica na UNDIL e de contribuir para que Timor-Leste se possa afirmar no mundo de forma efectiva no domínio da ciência e investigação”.

Equipa Reitoral e Decanos da Universidade de Díli (2023)

A UNDIL já tinha em funcionamento o Centro de Pesquisa e Serviços Comunitários e vê agora reforçada a área de investigação científica e formação avançada com a criação de uma nova estrutura, o Centro de Investigação e Formação Avançada (CIFA).

O Pró-Reitor da Área de Investigação, Pós-Graduação e Cooperação com a CPLP, responsável pelo CIFA, afirmou ao Jornal Tornado que os investigadores da UNDIL vão a partir de agora “projetar-se com outra dinâmica a nível internacional”:

O Centro de Investigação e Formação Avançada (CIFA) da UNDIL, criado este mês por Despacho Reitoral, irá impulsionar uma nova dinâmica no domínio da investigação científica e dos programas de doutoramento, havendo uma resposta concreta ao apelo do Primeiro Ministro e do Presidente da República”.

Em termos internacionais, começámos por aderir à Declaração de São Francisco sobre Avaliação da Investigação e à Declaração de Budapeste sobre Ciência Aberta e agora somos membros da CoARA, sendo certo que iremos concentrar esforços no desenvolvimento de parcerias com a lusofonia, com investigadores de forma individual e através de redes académicas lusófonas onde somos membros, como o Fórum da Gestão do Ensino Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa (FORGES) e a Rede Académica de Ciências da Saúde da Lusofonia (RACS), entre outras.

O CIFA irá priorizar as suas acções junto de universidades e de organizações internacionais ligadas à investigação científica, como é o caso da Coalition for Advancing Research Assessment (CoARA).

(Pró-Reitor da UNDIL, M. Azancot de Menezes)

 

UNDIL nomeia Ponto Focal na CoARA

A Universidade de Díli, por orientação da Reitoria, quer reforçar as parcerias e a mobilidade académica com investigadores dos países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

Cláudia Vaz, Doutora/PhD em Ciências Sociais na especialidade de Antropologia Cultural pela Universidade de Lisboa, foi nomeada Ponto Focal da UNDIL e integrará os Grupos de Trabalho da CoARA em articulação com os objectivos estratégicos da Universidade de Díli.

Segundo o Pró-Reitor da Área de Investigação, Pós-Graduação e Cooperação com a CPLP:

Queremos melhorar o “Estado da Arte da Investigação Científica em Timor-Leste” participando na discussão em grupos internacionais envolvidos na investigação científica..

e, mais um passo concreto tomado nesse sentido foi a nomeação da Doutora Cláudia Vaz para Ponto Focal da UNDIL na Coalition for Advancing Research Assessment (CoARA), uma Investigadora membro do CIFA com larga experiência e que irá colaborar no âmbito da cooperação com a CPLP”.

(Pró-Reitor da UNDIL, M. Azancot de Menezes)

A Coalition for Advancing Research Assessment (CoARA) foi lançada no final de 2022, já tem mais de 500 membros, universidades, centros de investigação e outras organizações, com a principal finalidade de proceder à reforma das práticas existentes na avaliação da investigação científica.

O Secretariado provisório da CoARA é assegurado pela Science Europe, pela European University Association (EUA) e pela Comissão Europeia.

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -