Diário
Director

Independente
João de Sousa

Terça-feira, Outubro 26, 2021

Torre de S. Martin

Guilherme Antunes
Licenciado em História de Arte | UNL

Arte Mudéjar – Torre de S. Martin

(pormenor)

É um intercâmbio cultural, um elo de ligação das artes muçulmana e cristã. Singularidade fenomenológica amável e de boa vizinhança da história de arte espanhola.

O que caracteriza o estilo mudéjar é a mistura entre elementos artísticos cristãos e islâmicos, num convívio que podemos apelidar de «maridagem entre a arquitectura cristã e arábica», com a deliciosa particularidade do que sobrepõe esta última: a decoração. Como seja os elementos vegetais estilizados (arabescos) ou os geométricos.

Eis uma “dica” para quem tenha curiosidade de ir procurar mais sobre uma originalidade da Arte arquitectónica das Hespanhas. Esta influência, efectivamente, é diversa nas várias regiões que permite fruir esta forma artística, como Teruel (na imagem), ou Saragoça, ou Granada, etc.

 

Informação adicional

País: Espanha
Província: Teruel
Inauguração: 1316
Adicionado à Lista do Património da UNESCO em 1986


Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a Newsletter do Jornal Tornado. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

 

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -