Diário
Director

Independente
João de Sousa

Sábado, Dezembro 4, 2021

Torres Vedras organizou vindima tradicional

Joaquim Ribeiro
Jornalista

Torres Vedras e Alenquer são este ano a “Cidade Europeia do Vinho”. Mas o vinho não é só festa, também tem a parte dura de colher e esmagar as uvas. Para o demonstrar a Câmara torriense organizou uma vindima tradicional na Quinta da Portucheira.

“Vamos à vindima” foi a actividade recriada, com vários convidados, entre os quais alguns embaixadores da “Cidade Europeia do Vinho”, como a cantora Susana Félix e o antigo futebolista Nélson Pereira.

A manhã começou com uma prova de vinhos e produtos típicos da região. Seguiu-se uma visita à quinta, adquirida por familiares dos actuais proprietários em 1905. O Rancho Folclórico e Etnográfico de A dos Cunhados, trajado à época, animou a manhã bailando e cantando, antes, durante e depois da pequena amostra da apanha da uva como antigamente.

Os cachos haviam de encher as cestas de vime que foram transportadas por uma junta de bois até à “eira”, onde elementos do grupo etnográfico e outros voluntários entraram nas tinas e pisaram as uvas. Terminado o trabalho, seguiu-se uma adiafa (com os tradicionais atum de barrica e caras de bacalhau) e dançou-se ao som da música que caracterizava as vindimas na região. Tudo, claro, bem regado com o vinho local.

 

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a Newsletter do Jornal Tornado. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -