Diário
Director

Independente
João de Sousa

Sexta-feira, Junho 14, 2024

Tributo a Cancellier: Andifes debate o Estado Policial

Tereza Cruvinel, em Brasília
Tereza Cruvinel, em Brasília
Jornalista, actualmente colunista do Jornal do Brasil. Foi colunista política do Brasil 247 e comentarista política da RedeTV. Ex-presidente da TV Brasil, ex-colunista de O Globo e Correio Braziliense.

Ainda sangra, na comunidade acadêmica, a ferida aberta com a morte do ex-reitor da Universidade Federal de Santa Catarina, Luiz Carlos Cancellier, depois de ter sido investigado, preso e humilhado num processo que atropelou o devido processo legal e violou os direitos humanos. Num tributo ao reitor que não suportou a dor e a violência que lhe foram infligidos, a Andifes (Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior) realizado a 17 de outubro, em Salvador, o seminário “Estado Policial ou Estado Democrático de Direito: Que Brasil estamos construindo?”.

Nosso objetivo é promover o debate e mobilizar a sociedade sobre o respeito à democracia e à cidadania. Para tanto, convidamos personalidades que têm contribuído na formulação e avaliação de políticas públicas e, ainda, aqueles que influenciam a formação de valores da opinião pública” Explica o presidente da Andifes, Emmanuel Zagury Tourinho.

Participam do seminário, como debatedores, o ex-ministro da Justiça Eugênio Aragão, o filósofo e reitor da Universidade Federal da Bahia (UFBA), professor João Carlos Salles Pires da Silva, e esta jornalista. O evento estava marcado para as 14h30min, na Biblioteca Universitária de Saúde da Universidade Federal da Bahia (Campus do Canela).

Ampliar a consciência da sociedade sobre o fato de que estamos ingressando, de modo gradual e crescente, mas disfarçado pela ideia de que tudo é acidental, é de fato a melhor forma de homenagear Cancellier e outras vítimas deste momento tenebroso que o Brasil atravessa. Com seu gesto extremo, ao abdicar da vida que a violência tornou insuportável, ele nos sacudiu, apontando para o que nem todos estão percebendo.

A autora escreve em Português do Brasil

Fonte: Brasil247

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -