Diário
Director

Independente
João de Sousa

Segunda-feira, Fevereiro 6, 2023

“ Unchained Melody ” – o disco que só teve êxito 25 anos depois

music2Há precisamente 25 anos, a 3 de Novembro 1990, o single dos The Righteous Brothers com a canção “ Unchained Melody ” chegava ao 1º lugar do Top britânico. Uma situação só possível porque o realizador de cinema Patrick Swayze incluiu esta canção na banda sonora do seu filme “Ghost”. E o público num clique respondeu em massa, tornando o tema num grande hit. O estranho de tudo isto é que os Righteous Brothers já tinham gravado o tema há 25 anos!

Hoje, “ Unchained Melody “, continua a ser uma canção com que nos cruzamos na rádio. É mesmo uma das canções com mais versões na história – mais de 500, em centenas de línguas diferentes. Mas a origem da canção, com música de Alex North, então cantada por Todd Duncan em finais dos anos 30, teve ela própria origem no cinema, incluída num obscuro filme de Hal Bartlett, “Unchained”, que pouca gente terá visto.

Depois de várias versões de diferentes artistas sem sucesso, em 1965, o duo The Righteous Brothers gravou a sua própria, com produção de Phil Spector. O pequeno vinyl de 45 rpm teve, então, algum sucesso de vendas mas muito longe do que iria acontecer 25 anos depois, com um “renascimento” raro que o torna num caso singular da história da música popular.

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -