Diário
Director

Independente
João de Sousa

Sábado, Julho 20, 2024

União Europeia sem vontade de colaborar com comissão de inquérito ao Banif

união europeiaO deputado do PCP, António Filipe, que preside à comissão parlamentar de inquérito ao Banif, revelou hoje, em entrevista à TSF, que as instituições europeias não estão a colaborar com aquela comissão.

A comissão começa amanhã, 29 de Março, a trabalhar, ouvindo Joaquim dos Santos e Jorge Tomé, os dois últimos presidentes daquela instituição bancária.

O deputado do PCP lamentou a ausência de respostas por parte da Comissão Europeia, Banco Central Europeu (BCE) e Direcção-Geral da Concorrência da UE aos deputados portugueses. “Não tem havido vontade de colaborar por parte das instituições europeias”, declarou António Filipe à TSF, citado pelo Esquerda.net.

Apesar da falta de respostas, António Filipe garantiu não fazer tenções de desistir de as obter, nem que seja “por escrito”.

 

Banco de Portugal recusou entregar relatório de auditoria externa à comissão

O Banif foi alvo de duas intervenções estatais, uma no valor de 900 milhões de euros, no mandato do Governo de Passos Coelho, e outra, cuja necessidade foi revelada em Novembro passado, de, pelo menos, mais 2200 milhões de euros.

Entretanto, em Janeiro de 2016, veio a público a notícia de que o BCE impôs a decisão tomada pelo Executivo de António Costa, recusando outra proposta mais vantajosa para o bolso dos contribuintes portugueses.

Na passada semana, o Banco de Portugal negou o pedido do Bloco de Esquerda para enviar à comissão de inquérito ao Banif os resultados da auditoria externa à actuação do supervisor bancário, solicitada no âmbito do caso BES.

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

1 COMENTÁRIO

Comentários estão fechados.

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -