Diário
Director

Independente
João de Sousa

Quarta-feira, Março 27, 2024

Universidade de Díli assina “Memorando de Entendimento” com g7+

J.T. Matebian, em Timor-Leste
J.T. Matebian, em Timor-Leste
Correspondente em Timor-Leste.

O g7+, organização internacional que congrega várias Nações, e a  Universidade de Díli (UNDIL), assinaram hoje, 25 de Maio de 2022, em Díli, um Memorando de Entendimento (MoU) para fomentar uma parceria entre as partes nas áreas da investigação e do trabalho analítico.

Segundo referiu o Reitor da UNDIL ao Jornal Tornado, José da Costa Belo, o principal objectivo do Memorando é “promover a associação entre a Universidade de Díli e o g7+ nas áreas da pesquisa e de estudos com necessidade de análise crítica”.

A ideia, em conformidade com o  texto do MoU, é “promover a cooperação na educação e formação e no programa de serviço comunitário para o avanço do conhecimento e do desenvolvimento intelectual”, referiu José da Costa Belo.

De acordo com o “Memorando de Entendimento”, as principais áreas de Cooperação implicam:

1. facilitar a colaboração na investigação e análise em áreas da construção da paz e construção do Estado;

  1. Facilitar a interligação dos estudantes da UNDIL no Secretariado de g7+;
  2. Colaborar na realização de reuniões, seminários, conferências e palestras sobre temas relevantes para Timor-Leste”.

Da parte do g7+ estiveram presentes o Secretário-Geral, Hélder da Costa, subscritor do MoU, bem como outros elementos do Secretariado.

Em representação da UNDIL, para além do Reitor, José da Costa Belo, estiveram presentes diversos decanos e vice-reitores.

O g7+ é uma organização internacional que reúne diversos países em desenvolvimento que foram afectados por catástrofes ou conflitos armados, nomeadamente, Afeganistão, Burundi, República Centro Africana, Chade, Comoros, Costa do Marfim, República Democrática do Congo, Guiné Bissau, Haiti, Libéria, Papua Nova Guiné, São Tomé e Príncipe, Serra Leoa, Ilhas Salomão, Somália, Sudão do Sul, Timor-Leste, Togo e Iémen.

A Universidade de Díli (UNDIL), estabelecida em 20 de Maio de 2002, proveniente do antigo Instituto Superior de Economia criado em 1998, engloba seis Faculdades: Economia, Direito, Ciências Políticas, Ciências da Saúde, Ciências da Educação e Engenharia.

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Exit Costa

E agora Marcelo?

Governo Sombra?

A Lava Jato e seu epitáfio

Mais lidos

E agora Marcelo?

Exit Costa

Mentores espirituais

Auto-retrato, Pablo Picasso

- Publicidade -