Diário
Director

Independente
João de Sousa

Domingo, Outubro 17, 2021

Venezuela abandona o dólar e vai passar a usar euro para transações internacionais

A Venezuela está abandonando o dólar, a partir de agora todas as transações futuras no mercado de câmbio passarão a ser feitas com o euro. O anúncio foi feito por Tareck El Aissami, vice-presidente de economia do país.

As sanções, recentemente introduzidas por Washington contra Caracas, “bloqueiam a possibilidade de continuar a negociar com o dólar americano no mercado de câmbio venezuelano”, disse El Aissami, acrescentando que as restrições americanas são “ilegais e contra o direito internacional”.

O “bloqueio financeiro” americano contra a Venezuela afeta os setores público e privado do país, incluindo farmácia e agricultura, mostra “até onde o imperialismo pode ir em sua loucura”, disse Tareck El Aissami.

Washington não esconde seu desejo de ver o presidente socialista da Venezuela, Nicolas Maduro, afastado do poder. A administração Trump chegou a falar da possibilidade da chamada “intervenção humanitária” no país.

No ano passado, os EUA impuseram sanções proibindo a negociação de novas dívidas e ações emitidas pelo governo venezuelano e pela estatal petrolífera, a PDVSA.

 

Texto em português do Brasil

Exclusivo Editorial Brasil247 (Sputnik Brasil) / Tornado

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a Newsletter do Jornal Tornado. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -