Diário
Director

Independente
João de Sousa

Sábado, Outubro 23, 2021

Vinho, gastronomia e cinema: o Alentejo em Lisboa

Wine Flavours Film Festival 1
De 28 a 30 de Janeiro, a Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa promove o Wine & Flavours Film Festival, um evento onde o vinho, a gastronomia e o cinema se juntam em várias combinações.

Assim, dia 28 de Janeiro, a abertura do Festival conta com um almoço temático, às 13h, pelo Chef António Henriques, intitulado “Eu Ouvi um Passarinho às Quatro da Madrugada”, no restaurante de aplicação da Escola. O custo é de 15 euros. Às 16h, decorre a sessão oficial de abertura do Festival, na Sala Fernando Pessoa do Centro Cultural de Belém, que contará com representantes da Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa (EHTL), da Academia Portuguesa de Cinema, do CCB e da CVR do Alentejo.

Pelas 16h15, também na Sala Fernando Pessoa, António Ventura e Pedro Alpendre falam sobre “As Artes do Vinho”, quer a arte de os fazer, quer a arte de promover e receber. Esta última parte da conferência estará a cargo de Fernando Pereira Coutinho, José Sendim e Rita Nabeiro. Às 18h, é apresentado o cocktail Flavour Stalkers, um cocktail de fingerfood inspirado em cinema. Meia hora mais tarde, no auditório da EHTL, decorrerá “Cinema a Copo”, uma projecção de filmes de jovens autores. “Lisbon, We Can Enjoy Life!”, de Diogo de Andrade, “Pata Roxa” de Sabrina Ildefonso, “A Day In The Life Of a Culinary Student” de GPC3, “Lista de Vinhos”, também de Diogo de Andrade e “Gigantes do Douro”, de André Almeida.

Já pelas 20h, o Chef Luís Figueiredo propõe, no restaurante de aplicação da EHTL, o jantar vínico “Os Filhos da Vinha”, cujo preço é de 30 euros. Às 21h, “Chef”, o filme de Jon Favreau, dos EUA, é o convidado principal do ciclo de filmes “Cinema a Copo”, no auditório da Escola.

O segundo dia do certame, a 29 de Janeiro, terá um almoço temático, às 13h, no restaurante de aplicação da EHTL, sob as ordens do Chef João Sá, tendo como tema “Nem O Pai Morre Nem A Gente Almoça”, por 15 euros. Na Sala CNO da Escola, decorrerá, entre as 15h e as 18h, a Feira Mostra, dedicada aos vinhos e produtos regionais alentejanos.

Entre as 16h e as 17h, a Winetales propõe ao público cocktails vínicos e composições saudáveis, enquanto na Sala de Bar, decorre o EnCara, uma prova de bebidas com “captação de expressões faciais”. Das 17h às 19h, decorre também na Sala de Bar o Flair, um espectáculo de cocktails e na Sala de Análise Sensorial, António Nunes apresenta “Sombra da Oliveira”, uma prova de azeite.

“Cinema a Copo” regressa ao auditório, às 18h30, com a exibição de “Pão”, de Mário Lopes e “Moonlight” da sérvia Ana Krstic, encerrando com “A Year In Champagne”, filme de D. Kennard, dos EUA. Às 20h30, o jantar vínico “Os Maus da Fita” é dirigido pelo Chef João Sá no restaurante de aplicação, com o custo de 30 euros. Às 21h, o auditório recebe de novo o “Cinema a Copo” com o filme “Estômago” de Marcos Jorge, do Brasil.

Por fim, a 30 de Janeiro, decorrem em paralelo, das 10h às 18h na EHTL, a Feira Mostra e o AlenDoces, mercado de doces e pães alentejanos, assim como uma exposição de esculturas de pastelaria. Às 15h, o “Cinema a Copo” apresenta “Alcaparreira” de M. Abreu Lima, “Atlantik Fish” de Maria Braga, Mugaritz B.S.O, de F. Ugarte e “Jiro Dreams of Sushi”, de David Gelb, dos EUA. Entre as 15h30 e as 18h, na Sala de Análise Sensorial, “A Hora do Jogo” propõe bingo e jogos tradicionais.

Depois do EnCara entre as 16h e as 17h, a Melhor Curta Metragem será premiada na cerimónia de encerramento do Festival, com início às 18h, estando presentes Anabela Teixeira, António Pascoalinho, Fernando Melo, Paulo Trancoso, Rui Tendinha e Fernando Alvim, que vai ainda protagonizar um momento de comédia de stand-up. Às 19h, o “Cinema a Copo” exibe “Burnt”, filme de John Wells (EUA). Às 20h30, decorre o jantar vínico “Burnt Out”, com o Chef Miguel Laffan, no restaurante de aplicação da EHTL. O custo é de 30 euros.

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -