Diário
Director

Independente
João de Sousa

Sábado, Julho 20, 2024

Vista de Delft, Vermeer

Guilherme Antunes
Guilherme Antunes
Licenciado em História de Arte | UNL

“Vista de Delft”, de Vermeer. Johannes Vermeer é considerado o segundo pintor mais importante do Barroco holandês, depois de Rembrandt, mas é provavelmente um dos pintores a ter deixado uma obra tão pequena.

Obra-prima das mais resplandecentes de toda a História de Arte. O jogo das sombras é de excelente contraposição com o dealbar solar que se instala, rompendo daquelas nuvens carregadas e que ia iluminando os edifícios. A Nieuwe Kerk (templo dos heróis navais holandeses) tem uma luminosidade que se destaca de toda a pintura. Túmulo de Guilherme I de Orange.

A pedido do “Illustrated London News”, em 1985, um júri formado pelos maiores conhecedores de arte do mundo escolheu as dez maiores obras de arte já realizadas pelo homem. Esta pintura foi escolhida em 2.º lugar e aí se mantém pela actualização de 2010.

Johannes Vermeer 1632-1675

Vemeer nasceu em Delft, onde viveu toda a sua vida, estando sepultado na Igreja Velha de Delft. Cidade com a qual teve uma forte ligação que influenciou sua obra e o caracterizou.

Foi um pintor holandês, que também é conhecido como Vermeer de Delft ou Johannes van der Meer.

A obra de Vermeer é caracterizada pela luminosidade solene e personagens que estão recolhidos em si mesmos e não suspeitam estar sendo observados.

É considerado o segundo pintor holandês mais famoso e importante do século XVII. Pouco se sabe da sua vida. Sabe-se que vivia com poucos rendimentos como comerciante de arte, e não pela venda dos seus quadros. Morreu muito pobre. Depois da sua morte, Vermeer foi esquecido.

Peter Webber, em 2003 realizou o filme “A rapariga com Brinco de Pérola” (Girl with a Pearl Earring/EUA) em referencia a um dos mais famosos quadros de Vermeer. “Girl with a Pearl Earring c. 1665-1666”.

 

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -