Diário
Director

Independente
João de Sousa

Sexta-feira, Março 29, 2024

115 anos depois, Tiradentes seria outra vez condenado

José Carlos Ruy, em São Paulo
José Carlos Ruy, em São Paulo
Jornalista e escritor.

No Brasil onde a traição nacional e à democracia prevalecem, os descendentes do herói republicano são os que lutam pela nova independência.

O feriado de 21 de abril tem uma dupla conotação: homenageia a memória de Tiradentes, herói da Independência, da República e da nação. E lembra a traição de Joaquim Silvério dos Reis, que levou à prisão, condenação e morte do herói do povo brasileiro.

Onde estão hoje os descendentes de Tiradentes, que defendem a nova luta pela independência? Onde se ocultam os silvérios dos reis que traem o povo e a nação?

Tiradentes pagou o alto preço por sonhar com um Brasil livre, republicano, desenvolvido e autônomo, livre da dominação externa.

Silvério dos Reis é símbolo da traição e da subordinação ao colonialismo, ao domínio de potências externas (que, na época, era Portugal), e do benefício privado de seus interesses escusos (vendeu-se em troca do perdão das dívidas que tinha com a Coroa).

A história ocorreu faz mais de dois séculos. Tiradentes foi enforcado em 1792 e seu corpo, esquartejado, fertilizou o solo da liberdade pátria.

A ignomínia de Silvério dos Reis foi completa e nem em Minas Gerais pode mais morar após sua ação vil, rejeitado pelo povo que condena dos traidores. O opróbrio cobriu sua memória ao longo dos séculos e seu nome virou sinônimo de traidor.

Luta semelhante ocorre em nossos dias, quando descendentes de Tiradentes foram afastamento do poder pelo golpe iníquo e ilegal promovido pelos descendentes de Silvério dos Reis que cometem, em nosso tempo, ignomínia semelhante à feita 226 anos atrás. Subordinam a nação ao domínio estrangeiro e ao arbítrio de seus aliados internos, a oligarquia financeira cujos representantes assaltaram o poder e os cofres públicos.

A luta se repete e, fosse vivo, Tiradentes enfrentaria outra vez a condenação e mesmo a morte, pelos traidores do povo e da Pátria, os descendentes de Silvério Reis que sobrevivem na classe dominante e na oligarquia golpista.

Texto original em português do Brasil

Receba regularmente a nossa newsletter

Contorne a censura subscrevendo a Newsletter do Jornal Tornado. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Exit Costa

E agora Marcelo?

Governo Sombra?

A Lava Jato e seu epitáfio

Mais lidos

Exit Costa

Mentores espirituais

E agora Marcelo?

Auto-retrato, Pablo Picasso

- Publicidade -