Diário
Director

Independente
João de Sousa

Quarta-feira, Março 27, 2024

3 perguntas a… Inês Serra Lopes

A Geringonça | Oficina do Livro

Inês Serra Lopes
Foi jornalista durante mais de vinte anos, estreando-se na primeira revista “Sábado”. Tendo trabalhado na TVI em 1995, foi comentadora da SIC Notícias e na RTP. Foi a última directora do jornal “O Independente” e do “Semanário Económico”. Actualmente é advogada e comentadora de assuntos de política nacional.

 


Qual a ideia que esteve na origem deste livro «A Geringonça»?

Fazer um livro sobre o primeiro Governo que uniu a esquerda portuguesa foi um desafio que me fez o Pedro Sobral, director-geral da LeYa. A ideia era ver como tinha sido possível conciliar partidos de extrema esquerda, como o PCP e o Bloco de Esquerda, com o socialismo moderado do PS; como tinha funcionado “A Geringonça”; e também tentar perceber se o acordo sui generis que esteve na base da solução governativa dos últimos quatro anos era, ou não, repetível.

Escreveu este livro como uma grande reportagem e diz que se sentiu em casa: nesta época de fake news (e afins) ainda há espaço para o jornalismo a sério e de investigação?

Espaço para o jornalismo de investigação há, sem dúvida. Cada vez maior. Quanto mais proliferam as “fake news” nas redes sociais, nos “meios instantâneos” — que na verdade são meios de comunicação, mas não são comunicação social, não fazem jornalismo — mais necessidade as pessoas tem de ver certos assuntos seriamente investigados, de acordo com princípios e critérios certos e conhecidos. O problema principal não consiste em saber se existe espaço para o bom jornalismo. O problema é, antes, saber como ocupar esse espaço e como financiar projectos de informação isenta, segura e independente. Esse é o desafio actual do jornalismo. Enquanto não tenho resposta para essa questão, vou fazendo jornalismo em livros, um formato acessível mas que exige um tempo de reflexão e de maturidade da informação que é impossível nos “meios instantâneos”.

Neste momento, já está a trabalhar em novas reportagens (ou outras peças jornalísticas) que ganharão forma de livro?

Sim, estou a trabalhar numa investigação, também para a Oficina do Livro, que se debruça sobre uma questão actual e muito relevante, grande reportagem que espero conseguir lançar no primeiro trimestre do próximo ano.

 

 

Inês Serra Lopes

A Geringonça

Oficina do Livro. 15,20€


Exclusivo Tornado / Novos Livros


Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante  subscrevendo a Newsletter do Jornal Tornado. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

 

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Exit Costa

E agora Marcelo?

Governo Sombra?

A Lava Jato e seu epitáfio

Mais lidos

E agora Marcelo?

Mentores espirituais

Auto-retrato, Pablo Picasso

Governo Sombra?

- Publicidade -