Diário
Director

Independente
João de Sousa

Terça-feira, Junho 22, 2021

4º PortoPostDoc começa hoje

José M. Bastos
Crítico de cinema

Tem hoje início mais uma edição do PortoPostDoc, mostra do ‘cinema do real’ que até 03 de Dezembro  vai encher de cinema a baixa portuense. ‘Rivoli’, ‘Passos Manuel’, Faculdade de Belas-Artes e ‘Maus Hábitos’ são os espaços onde decorrerá.Depois de durante muitos anos a exibição cinematográfica ter estado ausente do centro da cidade do Porto tem-se assistido, nos últimos tempos, a um muito interessante renascimento do hábito de ver filmes na ‘Baixa’. Primeiro com sessões sem carácter muito regular no ‘Passos Manuel’, depois com o ressurgimento (também para o cinema) do Teatro Municipal Rivoli – ultrapassados os ‘anos de chumbo’ da gestão Rui Rio – e, desde há alguns meses, com a programação diária do Cinema Trindade que rapidamente se converteu num espaço que mais parece um cineclube. Entretanto, estamos à espera do que possa vir a ser o Cinema Batalha, uma prometida ‘casa do cinema’ e quem sabe o cumprimento da promessa algumas vezes feita com pompa e circunstância, – mas sempre adiada, esquecida e abandonada (?) -, da criação no Porto de um pólo da Cinemateca Portuguesa, provavelmente algo mais fácil de concretizar do que a mudança do INFARMED…

PortoPostDoc

Mas voltemos ao PortoPostDoc que está indelevelmente associado a esta recuperação que, convém sublinhar, começou bem antes do ‘boom’ turístico dos tempos mais recentes. Foi em 2014 que começou esta aventura de criar, a partir da exibição de trabalhos representativos de um tipo de cinema com pouco espaço nos ecrãs comerciais, com temas e abordagens menos convencionais, um local de encontro e partilha entre aqueles que fazem os filmes e os que os vêem, sejam eles ‘simples espectadores’, cinéfilos informados ou profissionais do cinema ou da comunicação social.

Programa Arquivo

Jaguar, Jean Rouch

The unseen Miroslav Janek

Picture of light, Peter Mettler

Nesta 4ª edição, para além da competição internacional, a organização da mostra preparou um programa dedicado ao Arquivo. Um programa com várias vertentes. Uma delas Foco dedicado a Jean Rouch, um dos grandes nomes da ‘não-ficção’, criador do chamado ‘cinema directo’ ou ‘cinema verdade’, nome incontornável das abordagens antropológicas através do cinema e grande amigo do Porto e de Manoel de Oliveira. Serão exibidos cinco filmes do realizador francês. Outras facetas desta área da programação são Arquivo e Pós-Memória, em associação com o Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, abordagem de factos e períodos marcantes do século XX por autores que não viveram nessas épocas e a evocação de autores como o checo Miroslav Janek e o suíço-canadiano Peter Mettler, dos quais serão exibidas algumas obras.

Transmission, conjunto de filmes em que o cinema se cruza com a música, School Trip, área da programação especialmente dedicada ao público escolar (da pré-escola ao secundário) com sessões pra escolas, gratuitas mas de inscrição prévia obrigatória, Cinefiesta – mostra dedicada ao cinema espanhol preparada por festivais de Pontevedra, Santiago de Compostela, Tuy, Oviedo e Madrid) e Cinema Falado, espaço expressamente dedicado a filmes falados em português, são outras áreas da vasta programação do PortoPostDoc/2017.

Secção Highlights

‘120 Battements par minute’

‘Grace Jones: Bloodlight and Bami’


Uma referência final para a secção Highlights, constituída por filmes que se destacaram em grandes festivais internacionais. ‘120 Battements par minute’, Prémio Especial do Júri em Cannes e que pudemos ver em San Sebastián, recriação de Robin Campillo da luta pela importância da protecção contra a SIDA, empreendida em França durante os anos 90 por um grupo de activista atingido pela doença, ‘An Inconvenient Sequel: Truth to Power’ de Bonni Cohen e Jon Shenk (nova abordagem de Al Gore sobre o tema das alterações climáticas que, também nós, começamos a conhecer), ‘Grace Jones: Bloodlight and Bami’, documentário sobre a cantora e modelo, são alguns dos títulos deste ciclo do programa que inclui também o filme da abertura oficial.

Filme de Sofia Coppola na sessão de abertura

‘The Beguiled’ / O Seduzido

‘The Beguiled’ / O Seduzido

Sofia Coppola


Para essa sessão que terá lugar pelas 21h30 no Teatro Municipal Rivoli, a organização do certame escolheu ‘The Beguiled’ / O Seduzido, de Sofia Coppola, prémio de realização no Festival de Cannes e que tivemos oportunidade de ver em Karlovy Vary. Curiosamente este não é um documentário (o Curtas de Vila do Conde também abriu, este ano, novamente, com uma longa metragem; desta vez de Kaurismaki…).

‘The Beguiled’ é um ‘remake’ do filme realizado por Don Siegel em 1971. Desta vez, as principais figuras Nicole Kidman, Colin Farrel, Kirsten Dunst e Emma Howard. A acção decorre no século XIX  e tem como pano de fundo a Guerra da Secessão, guerra civil americana. Um soldado da União é ferido em combate em ‘território inimigo’. Abandonado no terreno é recolhido por uma jovem adolescente que vive num internato, numa grande mansão rodeada por jardins, com as suas colegas e duas perceptoras. A lenta recuperação do estado físico do homem virá a perturbar o dia-a-dia de uma casa exclusivamente habitada por mulheres que entram numa disputa pela ‘posse’ da presa. Uma interessante exploração do universo feminino e da condição da mulher num determinado contexto histórico, mas provavelmente extrapolável para os dias de hoje.

Ao que foi dito pela organização do PortoPostDoc esta é uma oportunidade única para o público português ver o filme num ecrã de cinema, já que, depois desta sessão, ele vai entrar directamente no mercado de DVD. São de facto insondáveis os desígnios das nossas distribuidoras…

Nos próximos dias daremos mais notícias deste festival que espera ultrapassar este ano o número de 12 mil espectadores registado na edição de 2016.

 

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos