Diário
Director

Independente
João de Sousa

Sexta-feira, Maio 3, 2024

Há 44 anos “Family Affair” dominava os tops

 

 

Single dos Sly & The Family Stone foi o 4º e último sucesso da banda

sly-the-family-stone-family-affair4Em finais da década de 60 a cena musical era dominada por bandas/artistas de pop/rock e R&B, mas havia uma excepção de realce: os Sly & The Family Stone que ao rock juntavam a soul e, sobretudo, o funky, dando à sua música um invulgar som dançável. Uma sonoridade que seria precursora  de outros ritmos, nomeadamente o “funky-disco” que, anos depois, iria invadir as pistas de dança. Há precisamente 44 anos, os Sly &The Family Stone chegavam pela quarta e última vez ao topo do top norte-americano de singles, com a canção “Family Affair”, enquanto no Reino Unido não foi além do 15º lugar. sly foto 3Um tema que está classificado em 138º lugar na lista das melhores 500 canções de sempre da revista Rolling Stone.

Nascida em 1967 em S. Francisco, esta banda californiana manteve-se em actividade até 1983. E este grupo fazia bem jus ao título já que foi formada pelo músico, cantor e autor Sly Stone que juntou alguns membros da sua família,mas também alguns amigos. O som da banda era claramente inspirado na música negra norte-americana, sobretudo na “soul music”, mas também no Rhythm & Blues. Ao jazz foram buscar os metais, dando uma malha sonora original às suas músicas, pouco habitual para a época.

Em 1968 a banda consegue o seu primeiro grande hit com a canção “Everyday People”, mas também com o álbum “Stand”, editado em 1969, a ter grande reconhecimento junto do público.

SLY foto 1

No Verão de 1969, os  Sly & The Family Stone actuaram em Woodstock no mais famoso festival da história e tiveram grande sucesso ao colocarem a multidão a dançar ao som do seu “Dance To The Music” – um tema que se tornou no principal sucesso da banda e que facilmente seria obrigatório numa eventual ”banda sonora” dos electrizantes “sixties”.

 

 

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -