Diário
Director

Independente
João de Sousa

Sexta-feira, Julho 12, 2024

Há 53 anos surgia The Who!

Banda estreou-se no Marquee Club, com 22 concertos sempre à Terça-feira

Se houvesse um Olimpo para os músicos de Rock, os The Who estavam lá de certeza, num patamar privilegiado, digno de deuses maiores. The Who, considerada a mais explosiva das bandas de rock, estreou-se no Marquee Club de Londres a 1 de Dezembro de 1964, faz hoje precisamente 53 anos. Era uma Terça-feira e, partir daí, as próximas 21 noites das Terças-feiras do famoso clube londrino iriam ser ocupadas por Pete Townshend, Roger Daltrey, John Entwistle e Keth Moon – The Who!THE WHO FOTO

E rapidamente essas noites no bairro de Soho se tornaram de culto, com uma legião de fiéis “mods” a seguirem a mais frenética e explosiva banda da cena londrina. Pete Townshend ainda não dava os seus famosos saltos e ainda não destruía a guitarra em palco e Keith Moon ainda não partia a sua bateria no final dos concertos, mas os quatro rapazes do bairro de Shepard’s Bush já mostravam em palco que eram algo de diferente, com uma energia performativa nunca vista. Era o nascer de uma das maiores bandas de rock, que mais tarde iriam editar alguns dos melhores álbuns de sempre, casos de “Whos’s Next”, “Live At Leeds”, “Tommy” e “Quadrophenia”.

Mas em 1964, os The Who ainda estavam longe do enorme reconhecimento que iriam ter nos anos seguintes, sobretudo a partir do final da década de 60. Eram mais uma banda inglesa a tentar romper, onde os Beatles dominavam, os Rolling Stones rivalizavam e outros grupos como The Animals e Spencer Davis Group iam tendo algum sucesso. Para os The Who os primeiros hits só chegaram em 1965 com dois singles com as canções “I Can’t Explain” e “Anyway, Anyhow, Anywhere” e pelo lançamento do seu primeiro LP – “My Generation.

TheWhoA canção “My Generation”, que dá título ao álbum, tornou-se quase num hino de uma geração, uma verdadeira imagem de marca da banda. O single teve então sucesso, mas não foi além do segundo lugar no Top Ten britânico. Para a banda ter êxito nos Estados Unidos foi preciso esperar até 1967, por uma mágica noite no Festival Pop de Monterey, em que os The Who deram um extraordinário show (ver vídeo). Era o primeiro grande festival da História e os The Who mostravam que tinham mesmo jeito para empolgar as multidões, como voltariam a fazer no Festival de Woodstock (1969) e no Festival da lha de Wight (1970), em mais dois soberbos espectáculos.

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

1 COMENTÁRIO

Comentários estão fechados.

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -