Diário
Director

Independente
João de Sousa

Quinta-feira, Abril 25, 2024

Encontro imaginário com Fidel Castro, Fritz Lang e Josef Mengele

Os encontros imaginários de 2018 começam hoje, com a presença do sociólogo António Dores, do jurista Vera Jardim e do médico Abílio Alves.

Os debates entre personagens marcantes da história Universal estão de volta no teatro A Barraca. Conheça Fidel Castro interpretado por António Dores, Fritz Lang por Vera Jardim e Josef Mengele por Abílio Laves, hoje, em Lisboa às 21:30.

Na segunda parte há música e canções pelo Conjunto do “Cantinho da Amizade”.

Saiba quem são:

Fidel Alejandro Castro Ruz

Birán, 13 de Agosto de 1926 — Havana, 25 de Novembro de 2016

Foi um político e revolucionário cubano nacionalista e marxista-leninista. Foi preso devido ao ataque fracassado ao Quartel Moncada em 1953. Depois de um ano de prisão, viajou para o México onde formou um grupo revolucionário, o Movimento 26 de Julho, com seu irmão Raúl Castro e Che Guevara. Conseguindo derrotar o ditador Batista em 1959.Sob sua administração, Cuba tornou-se um Estado socialista autoritário unipartidário, a indústria e os negócios foram nacionalizados, e reformas socialistas foram implementadas em toda a sociedade. Castro morreu em Havana na noite de 25 de Novembro de 2016, aos 90 anos.

Interpretação do sociólogo António Dores.

Friedrich Anton Christian Lang

Viena, 5 de Dezembro de 1890 – Los Angeles, 2 de Agosto de 1976

Conhecido como Fritz Lang  foi um cineasta, realizador, argumentista e produtor nascido na Áustria, mas que dividiu sua carreira entre a Alemanha e Hollywood. Participou na Primeira Guerra Mundial e foi gravemente ferido, tendo perdido um olho. No hospital, onde permaneceu longo tempo, começou a escrever roteiros com um forte grafismo, o que  levou a que fosse convidado para realizar filmes .que ficaram para a história como alguns dos maiores expoentes do expressionismo alemão. Com a chegada de Hitler exilou-se nos Estados Unidos onde continuou a sua carreira colaborando em várias obras com Bertolt Brecht.

Interpretação do jurista Vera Jardim.

Josef Mengele

Günzburg, 16 de marco de 1911 – Bertioga, 7 de Fevereiro de 1979

Foi um oficial alemão da Schutzstaffel (SS) e médico no campo de concentração de Auschwitz durante a Segunda Guerra Mundial. Os que chegavam e eram considerados aptos a trabalhar eram admitidos no campo e os que eram considerados incapazes de trabalhar eram imediatamente mortos nas câmaras de gás.. Depois da guerra fugiu para a América do Sul, onde evitou a captura pelo resto de sua vida. Viveu na Argentina, Paraguai e Brasil onde morreu afogado na praia de Bertioga.

O médico Abílio Alves interpreta.

 

Encontros imaginários 2018

8 de Janeiro de 2018

21h30

[email protected][email protected]

213 965 360 | 913 341 687

Largo de Santos, 2
1200 – 808 Lisboa

Website do Teatro A Barraca

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

Sobreviventes a Salazar

Mentores espirituais

A História da Pide

- Publicidade -