• Início
  • Política
  • Opinião
  • Internacional
  • Economia
  • Sociedade
  • Cultura

pub

Diário Alternativo

Director João de Sousa

Diário Alternativo | Director João de Sousa

  • Política
    • Opinião
    • Crónica
    • Discurso Directo
  • Internacional
    • Geopolítica
    • Direitos Humanos
    • Europa
    • Lusofonia
  • Economia
    • Análise
    • Energias
    • Empresas
    • Media
    • Crítica TV
  • Sociedade
    • Ambiente
    • Ciência
    • Educação
    • Saúde
    • Religião
    • Justiça
    • Regiões
    • Tecnologia
      • Jogos
    • Estilos
      • Humor
      • Visual
      • Viagens
      • Motores
  • Cultura
    • Agenda Cultural
    • Grandes Pensadores
    • Artes
    • Cinema
    • Música
    • Livros
    • Ensaio
    • Contos
    • Poesia
    • Palavras Soltas
  • Especiais
    • Lei de Bases da Saúde
    • Empreendedorismo
    • Eutanásia
    • 200 anos Karl Marx
HomeCulturaCinema64ª SEMINCI – “Punto de Encuentro”: lugar aos novo...

64ª SEMINCI – “Punto de Encuentro”: lugar aos novos cineastas

Quando aqui se falou da secção oficial da 64ª Semana Internacional de Cinema, que está a decorrer na cidade de Valladolid até ao próximo sábado, tivemos oportunidade de salientar que a secção oficial do festival integra filmes de realizadores já consagrados, outros premiados em vários festivais mas também algumas primeiras ou segundas obras.

  • 24 Outubro, 2019
  • José M. Bastos
  • Posted in Cinema
  • 3

pub

FacebookTwitterPinterestReddit
Tumblr

Contudo, é a secção ‘Punto de Encuentro’ o espaço de programação expressamente criado para a apresentação e descoberta de cineastas em início de carreira. Trata-se de uma mostra paralela de carácter competitivo que reúne obras de ficção, primeiros ou segundos filmes dos seus autores.

13 longas-metragens e 14 curtas participam nesta edição de 2019.

As 13 longas-metragens selecionadas, sendo maioritariamente co-produções internacionais, são provenientes de vinte países. Temos assim presentes cinematografias que, não sendo muito habituais, são razoavelmente conhecidas dos espectadores mais atentos: Argentina, Suíça, Turquia, Alemanha, República Checa e Eslováquia. Mas também outras cujas obras são de difícil acesso ou completamente desconhecidas : Marrocos, Tunísia, Índia, Azerbaijão ou Afeganistão.

Histórias do tempo presente, vivências familiares em sociedades e geografias muito distintas, com particular ênfase na infância, nos diferentes modelos de família, na condição feminina, nas religiões e nos condicionamentos que elas impõem e no envelhecimento e na doença estão presentes nesta mostra onde se pretende encontrar novas formas de abordagem, novos conceitos estéticos e formais. É sempre o que se procura nos ‘novos realizadores’: que façam diferente, que tragam algo de novo.

 

Um filme português, de produção suíça, presente na competição

“O Fim do Mundo” de Basil da Cunha

Basil da Cunha é um realizador nascido na Suíça em 1985, filho de pai português e mãe suíça.  Fez a sua formação no país natal mas reside há alguns anos na Reboleira, no concelho da Amadora, local e realidade humana e social que tem sido o cenário dos seus trabalhos cinematográficos. A sua primeira longa-metragem, “Até Ver a Luz” (2013)  participou na ‘Quinzena dos Realizadores’ do Festival de Cannes e a segunda – “O Fim do Mundo” – integrou a secção oficial do Festival de Locarno deste ano. É este o filme de Basil da Cunha presente na secção ‘Punto de Encuentro’ da SEMINCI. Um filme de produção integralmente suíça mas que é afinal um filme português. “O Fim do Mundo” é o retrato de uma geração sem esperança e sem perspectivas de futuro centrado na figura de um jovem, Spira, que depois de oito anos numa casa de correcção regressa a uma Reboleira que está em processo de demolição. Ao mesmo tempo que se reencontra com a família e os amigos um dos antigos traficantes do bairro faz-lhe ver que ele não é bem-vindo. Basil da Cunha narra histórias e vivências do seu bairro e conta com os amigos e conhecidos para lhe dar corpo. Não é um estranho que chega ao bairro e resolve inventar uma trama. Este é um filme feito pelo lado de dentro, com actores não-profissionais que sabem que estão a falar da sua própria vida. A fotografia e a montagem têm também a participação de Basil da Cunha que faz quase tudo neste filme, um filme de uma autenticidade desconcertante.

 

Outros filmes em competição

  • “Bik Eneich: Un Fils” / Um Filho de Mehdi M. Barsaoui (Tunísia/França/Líbano/Catar)

Tunísia, Verão de 2011. As férias no sul do país terminam mal para um casal e o seu filho de dez anos quando este é atingido por um disparo acidental durante uma emboscada. Um acidente que mudará a vida da família já que o rapaz vai necessitar de um transplante de fígado.

  • “Ende der Saison” / Fim de Estação, de Elmar Imanov (Azerbaijão / Alemanha / Geórgia)

Uma família azerbaijana está prestes a desmoronar-se. O filho quer tornar-se independente; a mãe procura recuperar a vida própria depois de anos a dedicar-se à família e o pai só quer que o deixem tranquilo.

  • “36 Horas”Un Fils” / Um Filho de Néstor Mazzini (Argentina)

Pedro está envolvido num processo de divórcio que não consegue resolver e mergulhado num mar de dívidas, tudo isto em plena crise económica da Argentina. No dia anterior ao aniversário da sua filha de seis anos recebe um ultimato de um credor.

  • “Hava, Maryam, Ayesha” de Sahraa Karimi (Afeganistão / Irão / França)

Três mulheres afegãs de diferentes classes sociais, residentes em Cabul, estão numa encruzilhada. As três estão grávidas. Hava é uma mulher tradicional que vive com os sogros. Maryam, una mulher culta, está à espera que o seu marido se divorcie dela. Ayesha, uma rapariga de 18 anos, aceita casar-se com um primo porque está grávida do namorado que entretanto desapareceu.

Este filme é o candidato do Afeganistão ao Oscar para o melhor filme falado em língua não-inglesa.

  • “Fin de siglo”, de Lucio Castro (Argentina)

Um poeta argentino na casa dos trinta anos está a passar férias em Barcelona. Da varanda da casa em que está alojado avista um jovem espanhol por quem sente uma atracção persistente. Depois de uma tentativa falhada de o encontrar na praia encontram-se finalmente no que parece ser um episódio de sexo casual.

  • “Le Miracle du Saint Inconu”/O Milagre do Santo Desconhecido,de Alaa Eddine Aljem (Marrocos / França / Qatar)

Amine rouba um saco de dinheiro e foge para os montes perseguido pela polícia. Antes que o detenham enterra o dinheiro simulando uma pequena sepultura. Anos depois, quando sai da prisão vê que construíram um santuário a um santo desconhecido no local onde tinha escondido o dinheiro.

  • “Küçük Seyler”/ A Bela Indiferença, de Kıvanç Sezer (Turquia)

A frase “a bela indiferença” designa a aparente falta de interesse que algumas personas mostram por determinadas situações que as afectam. No caso de Onur, o que se passa é que a sua vida se desmorona. O homem não admite que o seu despedimento possa desencadear uma grave crise existencial não só para ele, mas também para a mulher.

  • “Moothon” , de Geetu Mohandas (Índia)

Depois de roubar uma pequena embarcação em mau estado, Mulla, de catorze anos, foge da idílica ilha em que vive para mergulhar no bulício de Bombaim. O irmão mais velho há anos que foi para a cidade e Mulla, sem outra informação senão um número de telefone, está convencido que o vai encontrar.

  • “Nech Je Svetlo” / Que Haja Luz , de Marko Škop (Eslováquia / República Checa)

Este é o filme escolhido para representar a Eslováquia na corrida ao Oscar para o melhor filme falado em língua não-inglesa.

Milan, de 40 anos, tem três filhos e trabalha na construção civil na Alemanha para manter a família que vive na Eslováquia.  Quando vai passar as férias de Natal com a família descobre que o filho mais velho pertence a uma organização juvenil paramilitar.

  • “Oray”, de Mehmet Akif Büyükatalay (Alemanha)

Enquanto discute com a sua esposa Burcu, Oray pronuncia três vezes a palavra ‘talaq’, a fórmula islâmica para desencadear o divórcio. O seu ‘imán’ informa-o sobre as consequências: Oray terá que separar-se da mulher durante três meses. Mas Oray muda-se para Colónia para começar com Burcu uma nova vida. Mas o ‘imán’ da sua nova comunidade é mais exigente no cumprimento da lei islâmica, e por isso Oray deve divorciar-se da mulher.

  • “Tiché Doteky” / Um Certo Tipo de Silêncio,  de Michal Hogenauer (República Checa / Holanda / Letónia)

Mia, uma jovem checa, trabalha como ‘au pair’, cuidando do filho de dez anos da família que a acolhe. Ao início cumpre toda a estranha série de regras impostas pelos patrões mas, pouco a pouco, começa a deixar de satisfazer os seus próprios princípios morais e a descuidar a relação com a criança.

  • “Un Tiempo Precioso”, de Miguel Molina (Espanha)

Miguel é um actor em declínio a quem diagnosticaram Alzheimer e um tumor cerebral. O filho, Carlos, que foi abandonado pelo pai, hesita na hora de lhe prestar ajuda. Sandra, tia de Carlos e actual companheira de Carlos, procura refazer a relação entre pai e filho e recuperar um amor quase perdido.

Este filme assinala a estreia como realizador de um conhecido actor espanhol agora com 56 anos. Miguel Molina, que em “Un Tiempo Precioso” é também actor, argumentista e produtor, conhece os palcos desde criança e tem no currículo participação em filmes de Manuel Gutiérrez Aragón,  Jaime Camino, Pedro Almodóvar, Jaime Chávarri ou Antonio José Betancor.

 

Cinema português também nas curtas de “Punto de Encuentro”

“Invisível Herói” de Cristèle Alves Meira

“Inside Me” de Maria Trigo Teixeira

Entre as 15 curtas-metragens  que competem nesta secção encontram-se duas presenças portuguesas: “Invisível Herói” de Cristèle Alves Meira e “Inside Me” de Maria Trigo Teixeira.

O primeiro, que esteve na competição nacional do IndieLisboa e na Semana da Crítica do Festival de Cannes é uma co-produção luso-francesa. “Invisível Herói” é uma história de perseverança e disponibilidade: Duarte, de 50 anos, tem uma deficiência visual. Anda à procura de Leandro, um imigrante cabo-verdiano desaparecido.

Já “Inside Me” foi produzido na Filmuniversitat Babelsberg Konrad Wolf, na Alemanha, onde Maria Trigo Teixeira estudou animação. Baseia-se em histórias verídicas da vida de várias mulheres que foram entrevistadas para este projeto. O único filme de animação a competir em ‘Punto de Encuentro’ aborda a questão da interrupção voluntária de gravidez e dos sentimentos contraditórios que assaltam as pessoas que encaram a possibilidade de a concretizar.

Os restantes treze títulos em competição são filmes oriundos do Reino Unido, Tailândia, Holanda, Vietname/Coreia do Sul/Estados Unidos, França/Albânia, Suécia e Espanha.  Os filmes do país vizinho são apresentados no âmbito de  ‘La Noche del Corto Español’.

 

O júri de “Punto de Encuentro”

O júri de ‘Punto de Encuentro’ é formado por Álvaro Arroba, programador do Festival de Buenos Aires, pela realizadora sul-coreana Malene Choi e pela cineasta georgiana Salomé Alexi.

 

Aconselhamos também

64ª SEMINCI

64ª SEMINCI – “Espiga de Ouro” para “Öndög”, filme produzido...

Terminou na noite de sábado passado, na cidade espanhola de Valladolid, a 64ª edição da Semana Internacional de Cinema. “Öndög” (O Ovo de Ouro), filme realizado na Mongólia pelo chinês Wang Quan’na foi o grande vencedor do certame ao conquistar a ‘Espiga de Ouro’, o prémio p... Ver mais

  • 28 Outubro, 2019
  • José M. Bastos

64ª SEMINCI – Cinema da China, da Geórgia e múltiplas activi...

A edição de 2019 da Semana Internacional de Cinema, que desde o passado sábado tem vindo a decorrer em Valladolid, termina na noite de hoje com a Gala de Encerramento e de distribuição de prémios a ter lugar no belo Teatro Calderón. Nela será exibido, como já foi referido em... Ver mais

  • 26 Outubro, 2019
  • José M. Bastos

64ª SEMINCI – Também um Festival de Documentários

No passado sábado falámos da secção oficial da 64ª Semana Internacional de Cinema que até ao próximo dia 26 decorre na cidade espanhola de Valladolid. Hoje a nossa atenção incide na área de documentários que é tão vasta que, por si só, daria para fazer um festival. Ver mais

  • 22 Outubro, 2019
  • José M. Bastos

O prestigiado festival de Valladolid tem hoje o seu início

64ª SEMINCI – Semana Internacional de Cinema Começa hoje, e decorrerá até ao próximo dia 26, a 64ª edição da Semana Internacional de Cinema que se realiza na cidade espanhola de Valladolid. Ver mais

  • 19 Outubro, 2019
  • José M. Bastos



Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a Newsletter do Jornal Tornado. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

 

Share this

FacebookTwitterPinterestReddit
Tumblr

About author

José M. Bastos
José M. Bastos

Crítico de cinema

Related Posts

comments
Cinema

“Transnistra”, da sueca Anna Eborn, foi o filme vencedor da 6ª edição do porto/post/doc

Ver mais

comments
Cinema

6ª Mostra Mosfilm apresenta 12 filmes em 29 sessões em São Paulo

Ver mais

comments
Cinema

“Vitalina Varela”, filme de Pedro Costa, continua a somar prémios

Ver mais

comments
Cinema

Manifesto “O Cinema do Futuro”

Ver mais

Tags

  • Cinema português
  • Valladolid

Do not miss

comments
Cinema

“Transnistra”, da sueca Anna Eborn, foi o filme vencedor da 6ª edição do porto/post/doc

Ver mais

Jornalismo Livre

Apoie esta ideia

banner Donativo por multibanco ao Jornal Tornado

Newsletter

pub

Breves

A União Europeia promove a extrema-direita

Ver mais

  • 12 Dezembro, 2019
  • Jorge Bateira
  • Posted in AnáliseBreves

Lançamento do 5º Livro dos Encontros Imaginários

Ver mais

  • 9 Dezembro, 2019
  • Hélder Costa
  • Posted in Agenda CulturalBreves

A Escola da Noite apresenta “Desmesura” em Évora e...

Ver mais

  • 8 Dezembro, 2019
  • Jornal Tornado
  • Posted in Agenda CulturalBreves

Acesso

Ver mais

  • 8 Dezembro, 2019
  • Jornal Tornado
  • Posted in BrevesCartoon

Newsletter

Receba regularmente a nossa newsletter

  • Contribua para uma Imprensa Plural e Independente
  • Estatuto Editorial
  • Ficha Técnica
  • Estatuto Editorial
  • Ficha Técnica
  • Política de privacidade
Utilizamos cookies para melhorar experiência do utilizador, personalizar conteúdo e anúncios, fornecer funcionalidades de redes sociais e analisar o tráfego nos websites. Partilhamos informações com os nossos parceiros de redes sociais, de publicidade e de análise, que as podem combinar com outras informações que lhes forneceu ou recolhidas por estes a partir da utilização daqueles serviços. Consente? Aceitar Rejeitar Ler mais
Privacy & Cookies Policy

Necessário Sempre ativado

Subscrever Newsletter Tornado

Para começar a receber as nossas notícias, basta preencher o seguinte formulário.

Até já!

Depois de subscrever a Newsletter irá receber um email para confirmar a sua subscrição.

Os Limites da Terra. Reserve já!

Formulário

Indique o seu nome (obrigatório)

Indique o seu email (obrigatório)

Indique o seu telefone ou telemóvel de contacto (obrigatório)

Número de exemplares que pretende

Observações

Fernando Pessoa Contra o Homem Aranha. Reserve já!

Formulário

Indique o seu nome (obrigatório)

Indique o seu email (obrigatório)

Indique o seu telefone ou telemóvel de contacto (obrigatório)

Número de exemplares que pretende

Observações / Morada

Tem uma dica para nós? Envie-nos!

Your Name (required)

Your Email (required)

Subject

Your Message

Got a hot tip? Send it to us!

Your Name (required)

Your Email (required)

Video URL

Attach Video

Category
SportNewsTechMusic

Your Message