Diário
Director

Independente
João de Sousa

Domingo, Julho 14, 2024

Foguetão da SpaceX recuperado com sucesso

falcon9_3

O lançamento do Falcon9 ocorreu na madrugada desta terça-feira (1h30 em Lisboa) em Cabo Canaveral, Flórida.

falcon9_2A missão deste foguetão era colocar em órbita onze satélites comerciais. Após alguns minutos da descolagem, o primeiro bloco do foguetão (rocket), que lhe fornece potência no lançamento, soltou-se e começou a regressar a Terra. O segundo bloco, que continha os satélites, continuou no espaço para a sua missão que demorou cerca de 20 minutos.

falcon9_1O sucesso da SpaceX acontece depois de quatro tentativas falhadas. A empresa acredita que em parte, a vitória de deve à decisão de fazer aterrar o rocket em terra, uma vez que nas anteriores experiências, as aterragens foram feitas em plataformas sobre o mar.

“Acho que provavelmente vamos manter este no solo, apenas por ser único, foi o primeiro que trouxemos de volta”, disse Elon Musk, dono da Space X, em conferência de imprensa.

Com esta experiência bem-sucedida, a SpaceX dá mais um grande passo na reutilização de foguetes e na possibilidade de fazer viagens espaciais a preços acessíveis para os consumidores. Já no mês passado, a Blue Origin tinha conseguido uma aterragem sem problemas. A diferença é que o foguetão Sentinel da Blue Origin fez voo sub-orbital, enquanto a SpaceX concretizou mesmo uma ida ao espaço com o Falcon 9.

https://www.youtube.com/watch?v=ZqcPqJfuzG4

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -