Diário
Director

Independente
João de Sousa

Domingo, Abril 28, 2024

115 anos depois, Tiradentes seria outra vez condenado

José Carlos Ruy, em São Paulo
José Carlos Ruy, em São Paulo
Jornalista e escritor.

No Brasil onde a traição nacional e à democracia prevalecem, os descendentes do herói republicano são os que lutam pela nova independência.

O feriado de 21 de abril tem uma dupla conotação: homenageia a memória de Tiradentes, herói da Independência, da República e da nação. E lembra a traição de Joaquim Silvério dos Reis, que levou à prisão, condenação e morte do herói do povo brasileiro.

Onde estão hoje os descendentes de Tiradentes, que defendem a nova luta pela independência? Onde se ocultam os silvérios dos reis que traem o povo e a nação?

Tiradentes pagou o alto preço por sonhar com um Brasil livre, republicano, desenvolvido e autônomo, livre da dominação externa.

Silvério dos Reis é símbolo da traição e da subordinação ao colonialismo, ao domínio de potências externas (que, na época, era Portugal), e do benefício privado de seus interesses escusos (vendeu-se em troca do perdão das dívidas que tinha com a Coroa).

A história ocorreu faz mais de dois séculos. Tiradentes foi enforcado em 1792 e seu corpo, esquartejado, fertilizou o solo da liberdade pátria.

A ignomínia de Silvério dos Reis foi completa e nem em Minas Gerais pode mais morar após sua ação vil, rejeitado pelo povo que condena dos traidores. O opróbrio cobriu sua memória ao longo dos séculos e seu nome virou sinônimo de traidor.

Luta semelhante ocorre em nossos dias, quando descendentes de Tiradentes foram afastamento do poder pelo golpe iníquo e ilegal promovido pelos descendentes de Silvério dos Reis que cometem, em nosso tempo, ignomínia semelhante à feita 226 anos atrás. Subordinam a nação ao domínio estrangeiro e ao arbítrio de seus aliados internos, a oligarquia financeira cujos representantes assaltaram o poder e os cofres públicos.

A luta se repete e, fosse vivo, Tiradentes enfrentaria outra vez a condenação e mesmo a morte, pelos traidores do povo e da Pátria, os descendentes de Silvério Reis que sobrevivem na classe dominante e na oligarquia golpista.

Texto original em português do Brasil

Receba regularmente a nossa newsletter

Contorne a censura subscrevendo a Newsletter do Jornal Tornado. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -