“A Carroça”, de John Constable. Foi o precursor da pintura de paisagens ao ar livre.Influenciou determinantemente o Romantismo. Delacroix admirava-o muito.
Esta sua pintura tem um profundo conhecimento “in situ”, uma vez que aqui cresceu. Donde a certeza que o observador tem que esta criatividade é fruto de características específicas do conhecimento do autor. A carroça era de seu pai e nestas águas se terá molhado. O saber exacto do que supomos poder ver nas mudanças dos ventos, aquela luminosidade “very tipical”, faz-nos admitir estarmos em presença de um notável trabalho da paisagem.
John Constable 1776-1837
John Constable é, com William Turner, um dos maiores paisagistas de sempre. Foi um dos artistas pioneiros na percepção e estudo da mudança dos efeitos da luz e condições atmosféricas na arte. A Natureza constituiu o seu principal tema.
Apesar de ser considerado um dos pintores do romantismo inglês, a sua pintura serena acaba por ser precursora do naturalismo e do impressionismo.
Para John Constable, as paisagens devem basear-se na observação da realidade e não serem fruto da pura imaginação. O intenso amor pela Natureza, a sinceridade com que procurava captar a atmosfera e os efeitos da luz, o uso livre da cor e, enfim, toda a plasticidade de seus quadros provoca a admiração dos impressionistas franceses, que se deixam influenciar pela sua obra.