Diário
Director

Independente
João de Sousa

Quarta-feira, Abril 24, 2024

A Carroça, John Constable

Guilherme Antunes
Guilherme Antunes
Licenciado em História de Arte | UNL

“A Carroça”, de John Constable. Foi o precursor da pintura de paisagens ao ar livre.Influenciou determinantemente o Romantismo. Delacroix admirava-o muito.

Esta sua pintura tem um profundo conhecimento “in situ”, uma vez que aqui cresceu. Donde a certeza que o observador tem que esta criatividade é fruto de características específicas do conhecimento do autor. A carroça era de seu pai e nestas águas se terá molhado. O saber exacto do que supomos poder ver nas mudanças dos ventos, aquela luminosidade “very tipical”, faz-nos admitir estarmos em presença de um notável trabalho da paisagem.

John Constable 1776-1837

John Constable é, com William Turner, um dos maiores paisagistas de sempre. Foi um dos artistas pioneiros na percepção e estudo da mudança dos efeitos da luz e condições atmosféricas na arte. A Natureza constituiu o seu principal tema.

Apesar de ser considerado um dos pintores do romantismo inglês, a sua pintura serena acaba por ser precursora do naturalismo e do impressionismo.

Para John Constable, as paisagens devem basear-se na observação da realidade e não serem fruto da pura imaginação. O intenso amor pela Natureza, a sinceridade com que procurava captar a atmosfera e os efeitos da luz, o uso livre da cor e, enfim, toda a plasticidade de seus quadros provoca a admiração dos impressionistas franceses, que se deixam influenciar pela sua obra.

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

Sobreviventes a Salazar

Mentores espirituais

A História da Pide

- Publicidade -