Diário
Director

Independente
João de Sousa

Sábado, Outubro 23, 2021

A indigitação de Costa segundo a imprensa internacional

elmundo“O presidente português encarrega de formar Governo ao socialista António Costa”, lê-se no título do El Mundo. Cerca das 13h de Lisboa, 14h em Madrid, o jornal espanhol destacava que a decisão se dá duas semanas depois da queda do Governo minoritário de direita de Pedro Passos Coelho, e frisa que “com a saída de Passos Coelho põe-se fim à política de austeridade imposta no país luso desde o ano de 2011”.

Título igual exibe a edição online do El País. Num artigo mais extenso, explica-se que o executivo de Costa será composto apenas por membros do PS e por independentes próximos do partido, contando com o apoio parlamentar do PCP, Bloco de Esquerda e elpaisVerdes. O El País sublinha a demora de Cavaco Silva em encarregar o líder socialista de formar Governo e destaca as seis condições impostas pelo Chefe de Estado para essa nomeação. O jornal espanhol resume os desafios imediatos para o novo Executivo: elaborar o Orçamento de Estado após a tomada de posse e a votação no Parlamento, prevista para a próxima semana.

lefigaro“Portugal: António Costa nomeado primeiro-ministro”, relata a edição online do Le Figaro. O jornal francês diz que o presidente da República encarregou Costa de formar um Governo, “sustentado no Parlamento pela esquerda radical”. Escreve ainda a breve notícia do Le Figaro que “esta aliança inédita da esquerda conta pôr fim à política de austeridade levada a cabo pela direita desde 2011”.wsj

“Líder socialista é nomeado primeiro-ministro de Portugal”, lê-se na página de Internet do Wall Street Journal. O jornal norte-americano destaca que o País é o segundo da eurozona “a rebelar-se contra as medidas da União Europeia de ‘apertar o cinto’”.

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -