Diário
Director

Independente
João de Sousa

Quinta-feira, Março 28, 2024

A táctica trotsquista de Pequim em África ou…

José Mateus
José Mateus
Analista e conferencista de Geo-estratégia e Inteligência Económica

O “entrismo” chinês nos estados-maiores africanos.

O “entrismo” é uma táctica trotsquista, desenvolvida sobretudo pela facção lambertista, que alcançou grandes sucessos. O caso mais conhecido talvez seja o de terem conseguido colocar um militante lambertista, o “camarade Frisé”, como secretário-geral do PS francês…

O infiltrado soube desempenhar muito bem a missão e até conseguiu, depois de ser secretário-geral (e como tal ter o controlo total do “aparelho”…), ser presidente do partido. Só o eleitorado o derrotou quando o PSF o candidatou a presidente da República. Nome desse trotsquista? Lionel Jospin.

Os maoistas de Pequim adoptaram agora (mudando o que é necessário mudar…) esta táctica para ganharem uma influência decisiva nos aparelhos decisivos dos Estados de África (este duplo do adjectivo “decisivos” não acontece aqui por acaso). Ou seja, a China lançou-se à conquista dos aparelhos militares africanos.

Les officiers africains préfèrent Pékin…

Moins visible que l’activisme des groupes chinois dans le BTP, l’entrisme de Pékin dans les états-majors africains n’en est pas moins réel et inquiète au plus haut point Paris, qui voit l’un de ses traditionnels relais d’influence sur le continent menacé….

#TCHAD #Afrique #France #Chine : Macron à la remorque de la Chinafrique – Paris écrasé par les grands travaux de Pékin.

Exclusivo Tornado / IntelNomics

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante  subscrevendo a Newsletter do Jornal Tornado. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Exit Costa

E agora Marcelo?

Governo Sombra?

A Lava Jato e seu epitáfio

Mais lidos

Exit Costa

E agora Marcelo?

Mentores espirituais

Auto-retrato, Pablo Picasso

- Publicidade -