Diário
Director

Independente
João de Sousa

Sábado, Abril 20, 2024

A Virgem do Chanceler Rolin, Jan van Eyck

Guilherme Antunes
Guilherme Antunes
Licenciado em História de Arte | UNL

“A Virgem do Chanceler Rolin”, de Jan van Eyck.  Foi um pintor flamengo do século XV.

Esta é uma das minhas pinturas preferidas, a que recorro sempre que me apetece extasiar com a construção iluminada de um paraíso ficcional. A harmonia simétrica é uma evidência entusiasmante, bem como a deslumbrante sensação de profundidade, que o pintor consegue através das linhas octogonais, onde se encontram “lá no fundo” da sua construção.

O interior, ricamente senhorial, com colunas coríntias onde se apoiam arcos de volta perfeita, assentam sobre um chão de requinte axadrezado, que faz realçar melhor a exuberância da coroa de filigrana de ouro ornada de pedras preciosas. A perspectiva exterior é arrebatadora, tal a minúcia exaltante da sua destreza técnica, de todos os elementos por lá representados.

O chanceler Rolin era o poderoso representante do governo de Filipe, o Bom, na rica Borgonha de então.


Informação adicional

Artista: Jan van Eyck
Título: Madonna of Chancellor Rolin
Criação: 1435
Local: Museu do Louvre, Paris, França
Material: Tinta a óleo
Dimensões: 66 cm x 62 cm
Períodos: Renascimento nórdico


Nota da Edição

Jan Van Eyck  1390-1441

Foi um grande pintor flamengo do século XV, fundador do estilo do gótico tardio influenciando assim o Renascimento e, por isso, é visto como o mais célebre dos primitivos flamengos. Devido a toda a sua capacidade inovadora é considerado um dos grandes mestres da pintura mas são poucas as informações seguras sobre a sua vida.

Começou a desenhar e a pintar quando trabalhava na oficina do seu irmão Hubert Van Eyck.

Por volta de 1421 Jan tornou-se mestre deixando a oficina do seu irmão. Em 1422 foi nomeado pintor oficial de João de Baviera, conde de Holanda e 3 anos mais tarde muda-se para Lille (uma cidade no norte de França) e fica ao serviço do duque de Borgonha, Felipe o Bom, para quem realizou várias missões diplomáticas secretas (cargo que manteve até à sua morte) em Espanha e em Portugal.

A sua visita influencia bastante os primitivos flamengos destes países. Em Portugal esta radical mudança é visível nos painéis de S. Vicente de Fora (Museu de Arte Antiga).


Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a Newsletter do Jornal Tornado. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

 

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

Artigo anterior
Próximo artigo
- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -