Diário
Director

Independente
João de Sousa

Domingo, Outubro 17, 2021

Aconselhamento Filosófico chegou às escolas

Paulo Vieira de Castrohttp://www.paulovieiradecastro.pt
Autor na área do bem-estar nos negócios, práticas educativas e terapêuticas. Diretor do departamento de bem-estar nas organizações do I-ACT - Institute of Applied Consciousness Technologies (USA).

Obras como “Mais Platão e menos Prozac”, de Lou Marinoff (Filosofo) ou “Como Tornar-se Doente Mental” de José Luís Pio Abreu (Psiquiatra) são leituras essenciais a quem quiser perceber melhor por que se reclama um cada vez maior número de novas doenças mentais, em especial junto de jovens em idade escolar.

Nas consultas de Aconselhamento Filosófico, não raras vezes, aquilo que a psiquiatria ou a psicologia considera manifestações de uma doença mental dissimulada poderá ser encarado alternativamente, recorrendo de forma organizada ao raciocínio, usando como única terapêutica a argumentação, num movimento de retorno à origem dialogante, à oralidade. Isto no claro amparo à sensatez de grandes questões que a todos preocupam.

Nos casos julgados convenientes, estes consultórios de Aconselhamento Filosófico são ainda uma alternativa ao receituário recorrente: calmantes, ansiolíticos, antidepressivos, indutores de atenção, etc…

Tratando-se de uma sub-área da Filosofia Prática, o Aconselhamento Filosófico, ombreia com a Filosofia nas Empresas, de entre outras aplicadas a questões como a ética, a biomedicina, a genética, etc…

Finalmente, saúdo a Escola Secundaria Tomás Cabreira (Faro), pela inauguração do seu “Gabinete de Filosofia Prática ”. De salientar que o Mentor convidado é Jorge Humberto Dias, profissional com carreira de grande relevo nesta área.

Conclusão? Mais filosofia e menos antidepressivos!

 

 

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -