Diário
Director

Independente
João de Sousa

Quinta-feira, Abril 25, 2024

Alcance do ransomware “WannaCry” a nível global

O malware WannaCry continua a atacar numerosas empresas de todo o mundo, especialmente na Índia, Estados Unidos e Rússia

 A Check Point mostrou durante o seu evento CPX Europa, em Milão, o alcance do ransomware “WannaCry”, que afectou grandes empresas de todo o mundo, através do novo mapa Check Point WannaCry Ransomware Infection Map, que mostra dados estatísticos das ameaças chave e dados específicos de cada país em tempo real.

Ransomware “WannaCry”

Os analistas da Check Point estudaram esta campanha de ransomware desde que apareceu pela primeira vez. Os investigadores descobriram 34.300 tentativas de infecção em 97 países. Actualmente a taxa de ataques é de um a cada três segundos, representando um ritmo mais lento que o original. Houve alturas em que os ataques ocorriam ao segundo. O país que mais ameaças registou foi a Índia, seguida dos Estados Unidos e da Rússia.

Os investigadores da Check Point consideram que é bastante improvável que os afectados recuperem os seus dados mesmo pagando o resgate. Até agora, as três contas de bitcoin associadas à campanha do WannaCry acumularam aproximadamente 77.000 dólares. Apesar disto, não foi reportado um único caso de alguém que tenha conseguido recuperar os ficheiros depois do pagamento.

Embora estejamos a observar uma leve desaceleração, o WannaCry continua a espalhar-se de uma forma muito rápida, e agiu contra empresas de todo o mundo. Este ataque mostra o quão danoso pode ser o ransomware, e a velocidade com que é capaz de interromper serviços de importância vital”.

 

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -