Diário
Director

Independente
João de Sousa

Quinta-feira, Março 28, 2024

Alegoria, Agnolo Bronzino

Guilherme Antunes
Guilherme Antunes
Licenciado em História de Arte | UNL

“Alegoria”, de Agnolo Bronzino. Grande expoente do Maneirismo, pintor essencialmente palaciano ao serviço dos Medici (Cosme I).

Talvez se possa tentar interpretar este tema como um tempo de prazer pode, também, trazer a dor atrás, o que for belo pode não estar isento de fealdade adquirida. Tudo isto é o tempo que o determina.

Vénus e Cupido (seu filho) beijam-se amorosamente, ela numa mão segura a maçã que lhe dera Páris e a outra segura a seta da aljava de Cupido. Do lado direito, o jovenzinho é a figura do Amor representando a Loucura que lhe lança flores, atiçando ao prazer. Sobre ele, está bem de ver, a figura do Tempo que descobre a Verdade ao levantar a cortina azul. Por detrás da Loucura, de vestimenta verde, metade mulher, metade animal, oferece-lhes mel enquanto mostra a sua cauda de aguilhão doloroso, que podemos denominar como o Engano. Do lado esquerdo da pintura, o Ciúme representado pela velha feiticeira crispada. As máscaras no canto inferior direito e superior esquerdo significam a ilusão que o tempo pode criar.

Informação adicional

Artista: Agnolo Bronzino
Dimensões: 1,46 m x 1,16 m
Local: National Gallery
Material: Tinta a óleo
Criação: 1540–1546
Género: Alegoria

Agnolo Bronzino 1503-1572

Agnolo di Cosimo di Mariano, conhecido como il Bronzino foi um pintor italiano, importante representante do maneirismo.

Existe bem poucas informações acerca da sua infância. Justamente por essa falta de dados que supõem os seus biógrafos que tenha nascido de família bastante humilde. O seu primeiro mestre foi o pintor florentino Raffaellino del Garbo.

Quando Cosmo I de Médici foi governante de Florença, decidiu apelar aos principais pintores da época, dentre os quais Bronzino, que trabalhou para a família a partir de 1539. Após a realização do seu primeiro quadro, tornou-se o pintor favorito do próprio Cosme. Quando este fundou uma fábrica de tapeçaria em Florença, Bronzino dedicou-se ao desenho de estampas, figuradas especialmente em temas mitológicos e alegóricos.

Fonte: Imagem e texto Wikipédia 

 

 

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante  subscrevendo a Newsletter do Jornal Tornado. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Exit Costa

E agora Marcelo?

Governo Sombra?

A Lava Jato e seu epitáfio

Mais lidos

Exit Costa

E agora Marcelo?

Mentores espirituais

Auto-retrato, Pablo Picasso

- Publicidade -