Diário
Director

Independente
João de Sousa

Quinta-feira, Março 28, 2024

Retrato de Dama com o Filho, Agnolo Bronzino

Guilherme Antunes
Guilherme Antunes
Licenciado em História de Arte | UNL

“Retrato de Dama com o Filho”, Agnolo Bronzino. Mestre do retratismo florentino.

Mestre do retratismo florentino durante largo período, penso que o realce que merece este trabalho, é a sua técnica exímia, que podemos considerar (quase) fotográfica. A jovem aristocrata apresenta-se-nos de aspecto marmóreo, de olhar vítreo, como que cumprindo uma função maçadora que quer que acabe depressa.

É notável o rigor dos elementos que compõem afigura; o penteado numa testa de área considerável como “mandava” a sua condição, a sumptuosidade do vestido, as jóias que reforçam a sua qualidade de dama de alto coturno. Excepção, talvez, talvez, feita à criança, que parece esboçar um tímido sorriso, mas também ele, creio eu, já impregnado daquele estigma de superioridade social que o Maneirismo florentino traçou na pintura de retrato, especialmente Bronzino, a pinceladas de ouro.

Informação adicional

Artista: Agnolo Bronzino
Dimensões: 99,5 x 76 cm
Local: National Gallery of Art
Material: Tinta a óleo
Criação: 1540
Género: Retrato

Agnolo Bronzino 1503-1572

Agnolo di Cosimo di Mariano, conhecido como il Bronzino foi um pintor italiano, importante representante do maneirismo.

Existe bem poucas informações acerca da sua infância. Justamente por essa falta de dados que supõem os seus biógrafos que tenha nascido de família bastante humilde. O seu primeiro mestre foi o pintor florentino Raffaellino del Garbo.

Quando Cosmo I de Médici foi governante de Florença, decidiu apelar aos principais pintores da época, dentre os quais Bronzino, que trabalhou para a família a partir de 1539. Após a realização do seu primeiro quadro, tornou-se o pintor favorito do próprio Cosme. Quando este fundou uma fábrica de tapeçaria em Florença, Bronzino dedicou-se ao desenho de estampas, figuradas especialmente em temas mitológicos e alegóricos.

Fonte: Imagem e texto Wikipédia 

 

 

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante  subscrevendo a Newsletter do Jornal Tornado. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

Artigo anterior
Próximo artigo
- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Exit Costa

E agora Marcelo?

Governo Sombra?

A Lava Jato e seu epitáfio

Mais lidos

Exit Costa

E agora Marcelo?

Mentores espirituais

Auto-retrato, Pablo Picasso

- Publicidade -