Diário
Director

Independente
João de Sousa

Terça-feira, Outubro 26, 2021

Algo está a mudar no Partido Democrático dos EUA

Nélson Abreu, em Los Angeles
Engenheiro electrotécnico e educador sobre ciência e consciência. Descendente de Goa, nasceu em Portugal, e reside em Los Angeles.

Joe Crowley, um dos principais democratas da Câmara dos Representantes, perdeu nas primárias de Nova York na noite de terça-feira. Os seus laços estreitos com Wall Street o ajudaram a recolher dez vezes mais receitas do que o seu oponente, mas esse relacionamento confortável pode ter sido a sua queda. Os 19 anos de serviço defendendo causas progressivas não foram suficientes para derrotar Alexandria Ocasio-Cortez, candidata pela primeira vez. A social democrata de 28 anos de idade “Berniecrat” e organizadora da comunidade defendeu o Medicare-for-all, uma política federal de empregos e garantias de habitação, o controle de armas, o fim das prisões privadas, o investimento no pós-furacão de Porto Rico, na abolição da força de imigração ICE  e em tornar a vida difícil para Wall Street.

A recém-eleita deputada beneficiou do impacto de um vídeo que se tornou viral. A vitória de Ocasio-Cortez é apenas o mais recente exemplo de uma tendência muito clara nas primárias democratas em 2018: Quando as mulheres concorrem, tendem a vencer. A eleição chocante também mostra a vontade que há por novos rostos e pessoas que representam a geração mais jovem de democratas. É claro que a base democrata está farta do establishment e prefere candidatos empolgantes com uma visão ousada para os pobres e a classe média. Esta eleição poderá ser um bom presságio para Bernie Sanders e possíveis candidatas presidenciais femininas que desde então adoptaram mais políticas social-democratas como Elizabeth Warren ou Kirsten Gillibrand ou Kamala Harris.

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -