Diário
Director

Independente
João de Sousa

Quarta-feira, Fevereiro 8, 2023

Angola em renovação

Paulo Casaca, em Bruxelas
Paulo Casaca, em Bruxelas
Foi deputado no Parlamento Europeu de 1999 a 2009, na Assembleia da República em 1992-1993 e na Assembleia Regional dos Açores em 1990-1991. Foi professor convidado no ISEG 1995-1996, bem como no ISCAL. É autor de alguns livros em economia e relações internacionais.

Angola em renovação | Conferência Internacional "Transparências e luta contra corrupção por uma boa governação e defesa dos direitos humanos"

“Transparências e luta contra a corrupção por uma boa governação e defesa dos direitos humanos” assim se intitulou a conferência internacional inaugurada pelo Ministro da Justiça e dos Direitos Humanos de Angola e que contou com a participação do antigo juiz Baltasar Garzon e outros especialistas internacionais.

Para mim, a oportunidade de conhecer a cidade que apenas vislumbrei há 43 anos e que se compara positivamente com a maior parte do que conheço no chamado mundo em desenvolvimento.

Nas vésperas das eleições de 2017 a parada é alta e os dirigentes angolanos deixaram que livremente se debatessem pontos cruciais da encruzilhada com que se deparam, abrindo as portas a um fascinante processo de renovação.

No intervalo, tempo de ouvir um pouco do debate orçamental dominado por críticas dos partidos de oposição; duro mas correcto, de confronto mas informado, que se compara favoravelmente com as dezenas a que assisti nos Açores, em Lisboa e em Bruxelas.

Angola não precisa de lições de ninguém, mas merece que se olhe de forma isenta, informada e sem agendas escondidas e que possamos contribuir para o seu sucesso, que será o sucesso de todos nós.

Nota do Director

As opiniões expressas nos artigos de Opinião apenas vinculam os respectivos autores.

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

Artigo anterior
Próximo artigo
- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -