Diário
Director

Independente
João de Sousa

Quinta-feira, Abril 25, 2024

Angolanos candidatos às melhores universidades do mundo preparam-se para exames

A prova de conhecimento para a candidatura ao “Programa de Envio Anual de 300 Licenciados Angolanos com Elevado Desempenho e Mérito Académico para as Melhores Universidades do Mundo” realiza-se no dia 22 de Agosto de 2019.

Segundo informações obtidas através do Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação (MESCTI) de Angola, a prova de conhecimento para a candidatura ao “Programa de Envio Anual de 300 Licenciados Angolanos com Elevado Desempenho e Mérito Académico para as Melhores Universidades do Mundo” realiza-se no dia 22 de Agosto de 2019, às 9 horas.

Júri Nacional de Selecção dos candidatos

O processo de selecção para as bolsas de estudo de cursos de especialização, mestrado e doutoramento será supervisionado por um Júri Nacional nomeado pela Ministra do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, Professora Doutora Maria do Rosário Bragança Sambo, distribuído por cinco Comissões, em função de Áreas de Formação.

Nos termos do Despacho ministerial Nº 156/19 de 29 de Julho foram criadas a Comissão de Engenharias e Tecnologias, presidida pelo Professor Doutor António Chivanga Barros, a Comissão de Ciências Médicas, presidida pelo Professor Doutor Albano Lopes Ferreira, a Comissão de Ciências Agrárias, presidida pela Professora Doutora Imaculdada Henriques Matias, a Comissão de Educação, Artes e Cultura, presidida pelo Professor Doutor Manuel Azancot de Menezes e a Comissão de Turismo e Lazer, presidida pelo Professor Doutor Bumba Manuel de Castro.





Para além dos candidatos que já se encontram a frequentar cursos de pós-graduação, isentos do processo de selecção, os novos candidatos, após a candidatura, análise documental e os testes de conhecimento agendados para dia 22, caso passem à etapa seguinte, ainda terão que estar sujeitos a uma entrevista centrada nas competências, entrevista final, exames médicos e selecção pela instituição de ensino superior estrangeira.

Provas de conhecimento realizam-se em seis universidades do país

As provas de conhecimento, cujos tópicos foram disponibilizados no site do MESCTI,  realizam-se em vários pontos do país, em seis universidades:

  • Em Luanda, na Universidade Agostinho Neto (UAN), para os candidatos de Luanda, Bengo, Cuanza Norte, Uíge, Malange e Zaire.
  • Em Cabinda, na Universidade 11 de Novembro, para os Candidatos de Cabinda.
  • Em Benguela, na Universidade katyavala Bwila, para os Candidatos de Benguela e Cuanza Sul.
  • No Huambo, na Universidade José Eduardo dos Santos, para candidatos do Huambo, Bié, Moxico e Cuando Cubango.
  • No Lubango, na Universidade Mandume Ya Ndemofayo, para candidatos da Huíla, Namibe e Cunene.
  • No Dundo, na Universidade Lueji A ́Nkonde, para candidatos da Lunda Norte e da Lunda Sul.

Quadro do apuramento dos candidatos por domínios e por localização da prova

Engenharias e Tecnologias Medicina Ciências Agrárias Educação, Artes , Cultura Turismo e Lazer Total
Luanda 142 66 8 70 6 290
Benguela 19 12 1 5 3 40
Huambo 16 3 1 15 35
Lubango 16 10 10 36
Cabinda 5 4 9
Dundo 6 6
Total 198 95 10 106 9 418

 

O Programa de Envio Anual de 300 Licenciados Angolanos com Elevado Desempenho e Mérito Académico para as melhores universidades do mundo foi aprovado por Decreto-Presidencial e tem como objectivos “garantir uma formação pós-graduada de elevado padrão, de licenciados angolanos com elevado desempenho e mérito académico, nas melhores universidades do mundo, para responder às necessidades do desenvolvimento da economia nacional” e de fazer com que o país tenha “profissionais altamente qualificados, ao nível de pós-graduação, nos domínios correspondentes aos mega-clusters prioritários para o desenvolvimento da economia nacional”.


Transferência Bancária

Nome: Quarto Poder Associação Cívica e Cultural
Banco: Montepio Geral
IBAN: PT50 0036 0039 9910 0321 080 93
SWIFT/BIC: MPIOPTPL

Pagamento de Serviços

Entidade: 21 312
Referência: 122 651 941
Valor: (desde €1)

Pagamento PayPal

Envie-nos o comprovativo para o seguinte endereço electrónico: [email protected]

Ao fazer o envio, indique o seu nome, número de contribuinte e morada, que oportunamente lhe enviaremos um recibo via e-mail.

 

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

Sobreviventes a Salazar

Mentores espirituais

A História da Pide

- Publicidade -