Diário
Director

Independente
João de Sousa

Quarta-feira, Março 27, 2024

As Engomadeiras, Edgar Degas

Guilherme Antunes
Guilherme Antunes
Licenciado em História de Arte | UNL

“As Engomadeiras”, de Edgar Degas. Pintor e escultor, foi também reconhecido como grande gravurista.Pintura do povo trabalhador no seu dia-a-dia, sem as preocupações academicistas de um classicismo hirto, empertigado de antiguidade pétria, não vivo. O bocejo da mulher interpreta-se pelo cansaço da tarefa difícil.

Edgar Degas 1834–1917

Edgar Hilaire Germain de Gas, popularmente conhecido apenas por Edgar Degas nasceu em Paris. Cresceu entre apreciadores de música e de todo tipo de arte o que o influenciou na escolha de ser um artista plástico.

A obra de Degas é a de um realista que se interessa pela visão do seu tempo, assim como pelas suas últimas pesquisas técnicas, mas nunca renegando a sua admiração pelo desenho clássico, principalmente o de Ingres.

Dos impressionistas, aproveitou a liberdade inventiva, a visão colorista. A sua arte de realista à sua maneira, e não à maneira de Courbet ou de Manet, representa uma extensão feliz e inovadora do neoclassicismo de Ingres e uma surpreendente antecipação da visão dinâmica das cenas que, só muito mais tarde, a fotografia e o cinema iriam realizar.

Degas classificava-se como um pintor realista; chegou a afirmar que nunca encontrou o seu estilo e se encontrasse iria morrer de raiva.

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Exit Costa

E agora Marcelo?

Governo Sombra?

A Lava Jato e seu epitáfio

Mais lidos

Exit Costa

E agora Marcelo?

Mentores espirituais

Auto-retrato, Pablo Picasso

- Publicidade -