Diário
Director

Independente
João de Sousa

Domingo, Julho 21, 2024

As “escolhas” de José Gomes Ferreira

João de Sousa
João de Sousa
Jornalista, Director do Jornal Tornado

mluis-dedo-jgf

Nada de extraordinário a assinalar não fora o caso de José Gomes Ferreira ter apresentado a sua entrevistada como ex-ministra das Finanças e actual deputada do PSD esquecendo, muito convenientemente, as actuais funções da dita senhora e, do mesmo modo, passando ao lado do core business do conglomerado que lhe paga.

E, qual é o “negócio” da Arrow Global?

No site corporativo da companhia pode ler-se:

At Arrow Global, we are the debt experts, specialising in the purchase and collection of non-performing loans – NPLs. We use sophisticated analytics to identify, acquire and manage defaulted consumer credit portfolios, primarily from banks and other financial institutions, such as credit card companies, and we have a simple, powerful ethos.

We believe that by putting the interests of our customers – those struggling with debt – first, we can also best serve the interests of creditors, our own business and people, and those of our investors, partners and society at large. In the 10 years since our founding, we have applied this ethos to achieve strong and  sustained growth, becoming one of Europe’s leading purchasers and managers of debt.

Isto é, o negócio da Arrow Global é a dívida e a protecção dos interesses dos credores. José Gomes Ferreira, que tem uma relação problemática com o rigor dos factos, sabe disto tão bem como qualquer um de nós. Mas JGF tem uma “agenda” que não consegue disfarçar. É mais forte que ele.

Do ponto de vista deste “jornalista-comentador” todos os que morreram em consequência da austeridade imposta pelo Governo em que a D. Maria Luís era Ministra das Finanças podem muito bem lixar-se. Provavelmente nem deviam estar vivos a partir do momento em que deixaram de ser úteis à Economia. E, para este porta-voz dos interesses neoliberais e darwinista-social, a verdade é uma coisa que pode ser adaptada aos interesses do momento.

Por isso fala de modo displicente sobre diplomas que desconhece em absoluto – até porque ainda nem existem – como se os conhecesse a fundo e é tão assertivo nas fantasias que transmite como se de verdades científicas se tratassem. O vídeo abaixo, apesar de degradante e embaraçoso para qualquer jornalista honesto, é disso eloquente prova.

 

José Gomes Ferreira não sabe o que são Investimento, Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF) ou PIB. Ou mente deliberadamente. Que crédito dar a este “artista” da Economia?

Se a sua resposta for “Nenhum” acertou em cheio. Porque lhe pagará o tio Balsemão?

 

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

Artigo anterior
Próximo artigo
- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -