Diário
Director

Independente
João de Sousa

Quinta-feira, Março 28, 2024

As Três Graças, Rubens

Guilherme Antunes
Guilherme Antunes
Licenciado em História de Arte | UNL

“As Três Graças”, de Rubens. Pintor exuberante e excessivo, Rubens foi um artista muito prolífico.

Pintor exuberante e excessivo, é a imagem de marca do BARROCO da Contra-Reforma. Formas arredondadas, grandiosas, de grande impacto visual e de acentuado cromatismo.

O vocábulo provém do português e significa “pérola irregular” o que para os franceses tomou o sentido de extravagante.

Informação adicional

Artista: Peter Paul Rubens
Título: Las tres Gracias
Material: Tinta a óleo
Criação: 1630–35
Dimensões: 221 cm x 181 cm
Local: Museo del Prado, Madrid
Período: Barroco


Nota da Edição

Rubens 1577-1640

Peter Paul Rubens nasceu em Siegen, Alemanha. Filho do jurista de renome Joannes Rubens e de Maria Pypelinckx nasceu na época em que seus pais emigraram para a Alemanha, fugindo da invasão das províncias holandesas pelos soldados do rei Filipe II. Com dez anos de idade, após a morte de seu pai, sua mãe vai para a Antuérpia, sua terra natal. Em 1591 passa a frequentar o estúdio de Adam van Noort.

Aos quatorze, começou a sua aprendizagem artística com Tobias Verhaeght. Depois estudou sob dois dos principais pintores da cidade na época. Começou com Adam van Noort, depois Tobias Verhaeght e finalmente Otto van Veen, que exerceu sobre ele a maior influência. Foi Van Veen que fez nascer em Rubens uma grande admiração pela Itália e pela cultura latina clássica. Isso marcou toda a sua obra e o fez servir aos reinos latinos católicos mesmo sendo germânico filho de pai protestante.

Muita da sua formação inicial envolveu copiar as obras de artistas anteriores, como as xilogravuras de Hans Holbein, o Jovem e as gravuras de Marcantonio Raimondi baseadas em Rafael. Rubens completou a sua educação em 1598, quando então entrou para a Guilda de São Lucas como um mestre independente.

Rubens foi um artista muito prolífico. As suas obras sob encomenda foram maioritariamente sobre assuntos religiosos, pinturas “históricas”, que incluem assuntos mitológicos, e cenas de caçadas. Pintou muitos retratos, especialmente de amigos e auto-retratos, e, no final de sua vida, pintou diversas paisagens.


Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a Newsletter do Jornal Tornado. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

 

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

Artigo anterior
Próximo artigo
- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Exit Costa

E agora Marcelo?

Governo Sombra?

A Lava Jato e seu epitáfio

Mais lidos

Exit Costa

E agora Marcelo?

Mentores espirituais

Auto-retrato, Pablo Picasso

- Publicidade -