Diário
Director

Independente
João de Sousa

Segunda-feira, Agosto 2, 2021

Bonecos de Santo Aleixo regressam a Coimbra esta semana

A Escola da Noite tem o enorme prazer de acolher no Teatro da Cerca de São Bernardo, pela segunda vez na sua história, os Bonecos de Santo Aleixo. Os pequenos e inconfundíveis títeres de varão, que o Centro Dramático de Évora em boa hora soube proteger e tem divulgado por todo o mundo, voltam a montar o seu retábulo no palco do TCSB para um conjunto de três sessões, entre 11 e 13 de Dezembro.

Numa semana cheia de propostas, o TCSB oferece ainda uma nova sessão do Clube de Leitura Teatral e, assinalando o Dia Internacional dos Direitos Humanos, a exposição “[email protected] 008” e o seminário online “Ecos da invisibilidade: direitos das crianças com pais reclusos”.

Tradicionais do Alentejo, os Bonecos de Santo Aleixo são títeres de varão, manipulados por cima, à semelhança das grandes marionetas do Sul de Itália e do Norte da Europa, mas diminutos – de vinte a quarenta centímetros. Propriedade do Centro Dramático de Évora desde os anos 80 do século XX, altura em que a companhia de Évora os adquiriu ao mestre António Talhinhas, os Bonecos são manipulados por “uma família” de actores profissionais, que assim garante a permanência do espectáculo e assegura a continuidade desta expressão artística.

Bonecos de Santo Aleixo

Conhecidos e apreciados em todo o país, os Bonecos de Santo Aleixo participaram em largas dezenas de festivais internacionais em Espanha, Bélgica, Holanda, Inglaterra, Grécia, Moçambique, Alemanha, Macau, China, Índia, Tailândia, Brasil, Rússia, México, Itália e França.

Nesta sua nova passagem por Coimbra, os Bonecos podem ser vistos de 11 a 13 de Dezembro – sexta e sábado às 19h00 e no domingo às 16h00. Tendo em conta as restrições impostas pelas medidas de combate à propagação da Covid-19, a lotação da sala está limitada. Aconselha-se vivamente, por isso, a reserva a ou a compra antecipada dos bilhetes, pelos contactos habituais do Teatro ou através da Ticketline.

 

Teatro brasileiro e direitos humanos

Ainda esta semana, a programação do Teatro da Cerca de São Bernardo inclui uma nova sessão do Clube de Leitura Teatral, uma iniciativa que A Escola da Noite desenvolve em parceria com o TAGV desde 2015. A 10 de Dezembro, quinta-feira, pelas 18h30, a actriz Sofia Lobo dirige a leitura da peça “No Natal a gente vem te buscar”, do dramaturgo brasileiro Naum Alves de Souza (1942-2016). A sessão tem lugar na Sala Brincante da Cena Lusófona (no Pátio da Inquisição) e tem entrada gratuita, até ao limite da lotação da sala.

Também no dia 10, o Projecto Trampolim E7G e o Núcleo de Intervenção Infanto-Juvenil inauguram no foyer do Teatro a exposição “[email protected] 008” (com fotografias da autoria de crianças e jovens com pais reclusos) e organizam o seminário “Ecos da invisibilidade: direitos das crianças com pais reclusos”. Ambas as iniciativas ocorrem no âmbito do Dia Internacional dos Direitos Humanos. O seminário, ao qual é possível assistir online, conta, entre outras, com as intervenções de Peter Smith (investigador da Universidade de Oxford), Paulo Guerra (Juiz Desembargador), Ricardo Loureiro (Observatório Europeu das Prisões), Inês Coutinho (Presidente da Comissão de Protecção de Crianças e Jovens de Coimbra), Emília Bigotte (Presidente do CASPAE) e Francisco Queirós (Vereador da Câmara Municipal de Coimbra com o pelouro da habitação). A exposição, com entrada livre, pode ser visitada até dia 19 de Dezembro, dentro dos horários habituais do TCSB.

 

Programação de 7 a 13 de Dezembro de 2020

 

SEMINÁRIO | Ecos da invisibilidade: direitos das crianças com pais reclusos

Trampolim-E7G
(via zoom)

  • 10 de Dezembro de 2020
  • quinta-feira, 14h30
  • participação gratuita, com inscrição obrigatória
  • org. Projecto Trampolim – E7G / Núcleo de Intervenção Infanto-Juvenil

 

EXPOSIÇÃO | [email protected] 008

Galeria fotográfica da autoria de crianças e jovens com pais reclusos

  • 10 a 19 de Dezembro de 2020
  • segunda a sexta, 10h00 – 13h00; 14h30 – 18h30
  • entrada gratuita
  • org. Projecto Trampolim – E7G / Núcleo de Intervenção Infanto-Juvenil

 

TEATRO | LEITURA | “No Natal a gente vem te buscar”, de Naum Alves de Souza

dir. Sofia Lobo
Clube de Leitura Teatral

  • 10 de Dezembro de 2020
  • quinta-feira, 18h30
  • Sala Brincante da Cena Lusófona > 90′
  • entrada gratuita
  • co-organização: TAGV / A Escola da Noite
  • apoio: Cena Lusófona

 

TEATRO DE BONECOS | Bonecos de Santo Aleixo

Centro Dramático de Évora

  • 11 a 13 de Dezembro de 2020
  • sexta e sábado, 19h00
  • domingo, 16h00
  • M/6 > 1h10 > 5 a 10 Euros

 

Informações e reservas:

Covid-19 – Plano de Prevenção e Contingência do TCSB

De acordo com a Orientação da DGS 28/2020, de 28 de Maio, e o Plano de prevenção e contingência do TCSB, a lotação e a ocupação da sala estão condicionadas: os lugares são marcados e é respeitada a distância de uma cadeira entre cada lugar ocupado. É obrigatória a utilização de máscara no interior do Teatro e o cumprimento das demais condições de segurança indicadas à entrada do edifício.

 


Os assinantes solidários do Jornal TORNADO têm Desconto de 50%, em dois bilhetes para cada um destes nos espectáculos.


Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a Newsletter do Jornal Tornado. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

 

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

Artigo anteriorBala perdida
Próximo artigo30 anos de SOS Racismo
- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -