Diário
Director

Independente
João de Sousa

Sexta-feira, Outubro 22, 2021

Capela do Cardeal de Portugal

Guilherme Antunes
Licenciado em História de Arte | UNL

San Miniato al Monte – Florença

Escultura / Arquitectura

D. Jaime, filho do magnífico duque de Coimbra e infante D. Pedro, foi vítima dos desarranjos resultantes da ignominiosa batalha de Alfarrobeira. Para o compensar pela humilhação, que o rei de Portugal, seu primo, lhe fez passar, três papas o protegeram, outorgando-lhe grande dignidade, atribuindo-lhe Pio II o chapéu cadernalício, com apenas 26 anos. O limite mínimo era aos 30 anos.

A capela é uma das joias mais valiosas de todo Renascimento florentino. É um projecto arquitectónico da autoria de António Manetti. O monumento fúnebre do cardeal português é uma obra de grande sumptuosidade da autoria de António Rossellino. O sarcófago está colocado sobre uma tarimba de mármore, decorada com motivos de baixo-relevo inspirados, sem reservas, na tradição clássica (detenhamo-nos, pois, na observação dos dois génios alados, equivalentes à figura do anjo-da-guarda, sentados na pele de um leão e sustendo uma cornucópia; uma grinalda que sustêm dois unicórnios, signos da pureza e da força). Está apoiado em quatro garras de leão e culmina a estátua jacente do cardeal que descansa em dois “putti”. A dominante do fundo arquitectónico é um vistoso e belo tondo com a Virgem e o Menino levados, em voo, por dois anjos. É completada a decoração por refinadas aberturas circulares corintias em cujo fuste se vêem motivos de candelabro e dois anjos laterais, um dos quais tem na sua mão a coroa real. Fecha este esplendoroso conjunto, uma cortina de mármore.

Informação adicional

Local: S. Miniato di Firenze, capela. Florença
Titulo: Tomba del Cardinale Jaime del portogallo
Data: 1461
Técnica: marma, colorata
Artista: Antonio e Bernardo Rossellino (1427/1407-1479/1464)

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -