Diário
Director

Independente
João de Sousa

Terça-feira, Outubro 26, 2021

China traça novo plano para intensificar relação com América Latina

china-peru

O presidente chinês, Xi Jinping, pediu, nesta segunda-feira (21), que China e os países latino-americanos que fortaleçam o diálogo sobre os assuntos mundiais e impulsionem a cooperação no desenvolvimento nacional num esforço para melhor construir uma comunidade de destino comum a partir de um novo ponto de partida histórico.

Xi fez as observações ao discursar no Congresso peruano durante sua primeira visita de Estado ao país, depois de participar da Reunião de Líderes Econômicos da Cooperação Econômica da Ásia-Pacífico (APEC) em Lima.

Xi propôs que a China e a América Latina e o Caribe levantem a bandeira do desenvolvimento pacífico e da cooperação, busquem a sinergia entre as suas estratégias de desenvolvimento, acelerem e melhorem a cooperação prática e tragam benefícios para os povos de ambos os lados.

Em seu discurso, o presidente também falou sobre as relações sino-peruanas, a posição da China na ordem internacional e seu desenvolvimento econômico.

Novo curso para laços China-América Latina

“Vamos fortalecer a comunicação estratégica e o diálogo sobre os assuntos globais e nos esforçar para uma maior representação e voz dos mercados emergentes e países em desenvolvimento”, declarou o presidente.

Ele notou que a China apoiará firmemente os países latino-americanos na busca de caminhos de desenvolvimento adequados às suas condições nacionais, de obter maior força e prosperidade através da unidade e desempenhar um papel mais importante nos assuntos regionais e internacionais.

Xi pediu por estratégias de desenvolvimento sinergizadas entre a China e os países da América Latina e do Caribe, e por melhores relações no contexto de desenvolvimento internacional e regional através de participação ativa de acordos de comércio e investimento e desenvolvimento inovador na Ásia-Pacífico.

Ele destacou o papel do comércio, investimento, finanças, indústria e outros setores no aumento da sua cooperação prática bilateral, esperando que os dois lados promovam o desenvolvimento do Fórum da China e da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac).

O presidente anunciou que nos próximos três anos a China aumentará para 10 mil o número de oportunidades de formação de diversos tipos para América Latina e Caribe. Um centro de intercâmbio midiático será criado na China e jornalistas latino-americanos e caribenhos serão convidados para estudar e trabalhar no país asiático.

Além disso, a China sugeriu a realização de uma reunião sobre políticas de proteção ambiental e desenvolvimento em Pequim no próximo ano, esperando uma participação ativa da América Latina.

O presidente chinês chegou ao Peru na sexta-feira (18), a segunda parada de sua viagem por três nações da América Latina. Seu próximo destino é o Chile. Esta é a terceira visita de Xi ao continente como presidente desde que tomou posse em 2013.

China e Peru

O presidente chinês, Xi Jinping, e seu homólogo peruano, Pedro Pablo Kuczynski, concordaram na segunda-feira (21) em promover e melhorar a parceria estratégica global entre os dois países.

O consenso foi alcançado durante as conversações entre os dois chefes de Estado realizadas depois de uma cerimônia de recepção de tapete vermelho oferecida por Kuczynski ao presidente chinês na frente do palácio presidencial.

Depois das conversações, Xi e Kuczynski participaram de uma cerimônia de assinatura de documentos de cooperação, incluindo um plano de ação conjunta intergovernamental para a cooperação no período 2016-2021, e acordos em comércio e economia, indústria de mineração, parques industriais, conectividade da informação, tecnologia econômica, inspeção da qualidade, ambiente e outras áreas.

Portal Vermelho com Xinhua e Diário do Povo

Texto original em português do Brasil

Nota do Director

Reproduzimos este artigo ao abrigo de um acordo de cooperação Portal Vermelho / Tornado

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -