Diário
Director

Independente
João de Sousa

Quinta-feira, Abril 25, 2024

China vs. USA: com ou sem acordo, a Guerra Económica vai continuar…

O “Economist” faz o levantamento dos factos mais salientes da guerra económica sino-americana e conclui que não vai parar tão cedo. Fá-lo, porém, do ponto de observação que é o seu, o do establishment neo-liberal.

Ora, para compreender realmente o que está atrás dos factos, o que os factos mostram mas ao mesmo tempo ocultam, é preciso compreender Donald Trump… E isso o Economist nem tenta fazer.

Compreender Trump e a sua lógica é decisivo para a análise esclarecedora de todo o processo desta “trade war”. Ao contrário de Clinton e Obama, Trump não partilha de lógicas pós-modernas. A sua lógica é moderna, é assumidamente a da relação de forças. Neste sentido e paradoxalmente, Trump é, de facto, um leninista. Se ele soubesse falar russo, já teria dirigido a Pequim (e ao Economist…) um twit com a fórmula preferida de Lénine: Kto Kogo…

 

Why U.S.-China Trade War Won’t End Soon

America and China are edging closer to signing a deal in the trade war. But that won’t mark the end—the issues at the heart of the conflict will be very difficult to resolve…..

 


Exclusivo Tornado / IntelNomics

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

Sobreviventes a Salazar

Mentores espirituais

A História da Pide

- Publicidade -