Diário
Director

Independente
João de Sousa

Sábado, Setembro 18, 2021

Ciclo mimesis e Colégio São Teotónio em Junho no TCSB

A programação de Junho do Teatro da Cerca de São Bernardo, em Coimbra, inclui uma mostra do processo de trabalho da nova criação do GEFAC e o exercício final dos alunos de teatro do Colégio São Teotónio.

Ciclo Mimesis

A 9 de Junho (19h00), A Escola da Noite renova o prazer que sempre tem em acolher o GEFAC – Grupo de Etnografia e Folclore da Universidade de Coimbra. Desta vez, também no âmbito do ciclo Mimesis, o GEFAC vem abrir as portas do seu processo de trabalho, partilhando com o público um novo momento do projecto “Viver a Máscara – o Corpo, o Jogo e a Festa”. Na sequência do trabalho que o grupo universitário desenvolve há vários anos, este processo investiga o recurso à máscara por parte do ser humano enquanto “instrumento transformador”.

“Na região transmontana ancestral, predominantemente agrícola, as comunidades viviam em sintonia com os ritmos da natureza e o Inverno era o momento do ciclo agrícola que carregava grandes incertezas” – relembra o GEFAC. “Os rituais com máscaras emergem da necessidade de espantar medos e perigos, convocando forças colectivas e lançando a comunidade para as ruas, interrompendo o tempo de Inverno e de recolhimento nas casas.

Hoje, também em crise, à mercê de um inimigo invisível que se reproduz silenciosamente e ocupa todos os espaços, que forças convocamos?” – pergunta o Grupo, que acaba de se ser distinguido com o Prémio Europa Nostra 2021, na categoria “Serviço Dedicado ao Património”.

Colégio São Teotónio: exercício final

No âmbito da relação de colaboração que mantém com o curso profissional de Artes do Espectáculo – Interpretação do Colégio São Teotónio, A Escola da Noite acolhe no TCSB, a 11 de Junho (20h00), a apresentação pública do exercício-espectáculo com o qual os/as alunos/as finalizam a sua formação. Uma dezena e meia de jovens intérpretes apresenta, sob a direcção do professor e encenador Alexandre Oliveira, “A Fera Amansada (esotéricas e profanas)”, a partir de William Shakespeare.

Coimbra, Teatro da Cerca de São Bernardo

Programação de Junho de 2021

TEATRO (mostra de processo)

Viver a Máscara – o Corpo, o Jogo e a Festa II

  • GEFAC – Grupo de Etnografia e Folclore da Academia de Coimbra
  • 9 de Junho de 2021
  • quarta-feira, 19h00
  • M/6 > 45 min > 3 Euros (preço único)
  • espectáculo inserido na 2.ª edição do Ciclo de Teatro e Artes Performativas – MIMESIS 2021
  • Viver a Máscara – o Corpo, o Jogo e a Festa II | GEFAC

 

TEATRO (escola)

A Fera Amansada (esotéricas e profanas)

 

Informações e reservas

  • 239 718 238 / 966 302 488 / [email protected]
  • bilhetes à venda no TCSB e na ticketline e nos locais habituais

Os assinantes solidários do Jornal TORNADO têm Desconto de 50%, em dois bilhetes para cada um destes nos espectáculos. Seja Solídário

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -