Diário
Director

Independente
João de Sousa

Sábado, Abril 27, 2024

Encontro imaginário com Inessa Armand, Guilherme Tell e John Maynard Keynes

O Encontro Imaginário na Barraca está de volta. As personagens são Inessa Armand, Guilherme Tell e John Maynard Keynes, interpretadas por Maria do Céu Guerra, Elísio Summavielle e Vítor Melícias.

Em novo Encontro Imaginário, dia 7 de Junho, estarão em debate novas personagens da História Universal.

Com participação da sociedade civil

Fique a conhecer melhor as personagens: Inessa Armand interpretado pela actriz e encenadora Maria do Céu Guerra, Guilherme Tell pelo historiador Elísio Summavielle e John Maynard Keynes pelo padre Vítor Melícias.

Saiba quem são:

Inessa Armand

Nasceu na França em 1874, com o nome de Elisabeth Pécheux d’Herbenville, viveu a maior parte de sua breve vida na Rússia tendo sido membro importante do movimento comunista na Rússia pré-revolução, organizando conferências internacionais sobre a causa feminina e a luta anti-capitalista juntamente com Alexandra Kollontai.

Após a Revolução de Outubro integrou o Soviet de Moscou, assumiu posição contrária ao Tratado de Brest-Litovsk. Integrou a organização Zhenotdel, que lutava pela igualdade das mulheres no seio do Partido Comunista e nos sindicatos.

Em 1920 criou a Primeira Conferência Internacional das Mulheres Comunistas. Faleceu com uma epidemia.

Interpretação pela actriz e encenadora Maria do Céu Guerra.

Guilherme Tell

Foi um herói lendário do início do século XIV, de disputada autenticidade histórica, que se pensa ter vivido no cantão de Uri, na Suíça.

A história de um herói bem sucedido no tiro contra um pequeno objecto na cabeça de uma criança e posterior assassinato do tirano que o obrigou a fazê-lo, contudo, é um arquétipo presente em vários mitos germânicos. Na cultura popular, Guilherme Tell subsiste como um verdadeiro herói.

Permanece uma importante figura com quem os suíços se identificam e, de acordo com uma pesquisa recente, 60% da população acredita mesmo que ele tenha existido.

Interpretação do historiador Elísio Summavielle.

John Maynard Keynes

Cambridge, 5 de Junho de 1883 — Tilton, East Sussex, 21 de Abril de 1946

Foi um economista britânico cujas ideias mudaram fundamentalmente a teoria e prática da macroeconomia, bem como as políticas económicas instituídas pelos governos.

Na década de 1930, Keynes iniciou uma revolução no pensamento económico, opondo-se às ideias da economia neoclássica que defendiam que os mercados livres ofereceriam automaticamente empregos aos trabalhadores contanto que eles fossem flexíveis na sua procura salarial.

Após a eclosão da Segunda Guerra Mundial, as ideias económicas de Keynes foram adotadas pelas principais potências económicas do Ocidente

Interpretação do padre Vítor Melícias.

 

Informação adicional

Encontros imaginários 2021

7 de Junho

19h30

[email protected][email protected]

213 965 360 | 913 341 683

Em cumprimento da legislação em vigor, obrigatório o uso de máscara

A Barraca
Largo de Santos, 2
1200 – 808 Lisboa

 

Website do Teatro A Barraca


Os assinantes solidários do Jornal TORNADO têm Desconto de 20%, em dois bilhetes para o espectáculo. Seja Solídário

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -