Diário
Director

Independente
João de Sousa

Sexta-feira, Abril 19, 2024

Cimeira do “tudo ou nada” em Bruxelas

david-cameron-bruxelas
David Cameron

Ingleses batem o pé em Bruxelas e avançam com muitas exigências

Segundo algumas agências noticiosas internacionais, “o clima de boa vontade promete dominar a cimeira de chefes de Estado e de Governo da União Europeia, que arrancou esta Quinta-Feira e termina amanhã, em Bruxelas”.

À chegada, na antecâmara do encontro, vários líderes europeus manifestaram o desejo de encontrar um consenso sobre a questão do Reino Unido – prato forte da agenda – a começar, naturalmente, pelo primeiro-ministro britânico, David Cameron que não fez muitas exigências aos seus parceiros europeus à chegada a Bruxelas.

“Será difícil. Pugnarei pelo Reino Unido. Se conseguirmos obter um bom acordo aceitarei esse acordo, mas não aceitarei um acordo que não vai de encontro às necessidades do povo britânico. Considero ser muito mais importante ter as coisas claras do que fazer tudo à pressa e muitas das vezes sem consensos na mesa de negociações”, esclareceu o primeiro-ministro, David Cameron antes do início da cimeira.

Vários líderes europeus afirmaram que querem clarificações adicionais por parte dos ingleses, antes de subscreverem um possível acordo que responda às exigências feitas pelo Reino Unido em nome da permanência no bloco da União Europeia.

“O Reino Unido deve permanecer no seio da União Europeia. Essa é a minha vontade, mas ao mesmo tempo a União tem de avançar. Nenhum país deve ter um direito de veto. Nenhum país deve escapar às regras comuns ou às autoridades comuns”, disse o Presidente francês, François Hollande, aos jornalistas, ao chegar a Bruxelas.

Já o Presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, optou por uma certa prudência nas suas declarações aos repórteres que acompanham esta cimeira do “tudo ou nada”. “Ainda nos encontramos no meio de negociações bastante difíceis e delicadas sobre a questão do Reino Unido. Uma coisa está clara: esta é a cimeira do tudo ou nada. Não tenho dúvidas”, afirmou Donald Tusk.

Dalia Grybauskaité, Presidente da Lituânia optou por umas declarações irónicas e ao mesmo tempo optimistas, para tentar quebrar a tensão que se vive em Bruxelas:

Todos terão um drama pessoal, mas no final estaremos de acordo. Acho que a Grã Bretanha vai continuar na União Europeia”.

Esta cimeira de Bruxelas está a ser muito trabalhosa e pelo que relatam as edições online dos jornais britânicos e franceses, “ainda se está muito longe de alcançar um consenso”.

Sándor Zsíros, repórter do canal televisivo da Euronews afirmou esta manhã que havia “um grupo de advogados a apoiar as negociações, porque se houver acordo sobre as reformas, será legalmente vinculativo depois da aprovação do Parlamento Europeu”.

Uma coisa é certa, a noite promete ser longa em Bruxelas e o dia de amanhã será um medir de forças entre os súbditos de sua majestade e os restantes líderes europeus.

Leia, sobre o mesma tema

Leia outros artigos de José Peixe

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -