Diário
Director

Independente
João de Sousa

Quinta-feira, Abril 18, 2024

Conselho Europeu apoia expansão da NATO no Mar Negro

O presidente do Conselho da União Europeia, o romeno Klaus Iohanni, defendeu o aumento da presença da NATO/Otan no mar Negro durante a Conferência de Segurança realizada em Munique.

Enquanto os europeus aplicam as decisões sobre sanções e devem continuar a fazê-lo estritamente, a Otan deve reforçar ainda mais sua postura de dissuasão e defesa no flanco oriental. É por isso que a Romênia apoiou a coesão reforçada no flanco leste entre suas partes norte e sul. A região, onde o ambiente de segurança é cada vez mais desafiador como vimos recentemente, precisa de mais presença da Otan”.

Ele também enfatizou que a União Europeia não pode ignorar os “desafios no flanco oriental”.

O anúncio do presidente do Conselho Europeu coincide com uma recente declaração do secretário-geral da NATO/Otan, Jens Stoltenberg, que afirmou estar considerando a possibilidade de expandir a presença da aliança no Mar Negro. O objetivo é fornecer apoio adicional à Ucrânia na região.

A situação no Mar Negro se deteriorou depois que os barcos Berdyansk e Nikopol, da Ucrânia, e o rebocador Yany Kapu atravessaram ilegalmente a fronteira marítima russa, navegando em direção ao Estreito de Kerch. A Rússia apreendeu os navios e deteve 24 pessoas a bordo por não responderam à demanda para pararem. Após o incidente, um processo criminal sobre o cruzamento ilegal de fronteira foi aberto na Rússia.

O presidente russo, Vladimir Putin, disse que o incidente foi uma provocação preparada pelo líder ucraniano Pyotr Poroshenko, pretexto para declarar lei marcial na Ucrânia.


Texto em português do Brasil

Exclusivo Editorial Brasil247 / Tornado


Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante  subscrevendo a Newsletter do Jornal Tornado. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -