Diário
Director

Independente
João de Sousa

Quinta-feira, Março 28, 2024

Construções em madeira: Benefícios de construir com madeira

Em Portugal, ao longo das últimas décadas, a indústria da construção focou-se quase exclusivamente no método tradicional em alvenaria. Contudo, recentemente temos assistido uma procura insistente por alternativas mais económicas e sustentáveis.

Nesse âmbito, a construção em madeira tem vindo rapidamente a conquistar adeptos.

 

5 Vantagens de construir com madeira

Se sente alguma curiosidade sobre a construção em madeira e equaciona até poder vir a construir uma casa em madeira no futuro, leia com atenção esta lista de vantagens e benefícios associados a este tipo de construção. Após ler estas informações, acreditamos que fique com ainda mais vontade de avançar para um construção mais sustentável e natural.

 

  1. Renovável, reciclável e natural

Devemos ter consciência da importância de salvaguardar e defender o nosso planeta. No nosso quotidiano podemos tomar decisões conscientes, por forma a contribuir para uma maior sustentabilidade. Essas decisões incluem aquilo que compramos, a forma como nos deslocamos e muito mais.

Mas a verdade é que poucas pessoas pensam que a nossa maior pegada ecológica está quase sempre na casa em que vivemos. Assim, porque não começar por viver numa casa de madeira, que é natural, renovável e reciclável.

De realçar que a madeira que é utilizada na construção de casas pré fabricadas em madeira é oriunda de florestas sustentáveis, garantindo assim o máximo rigor em termos de proteção ambiental.

 

  1. Pegada carbónica positiva

O CO2 é um dos gases que mais contribui para o efeito de estufa e como todos sabemos, as alterações climáticas são cada vez mais notórias e relevantes.

Uma casa normal, construída em alvenaria, contribui para a emissão de CO2 para a atmosfera, devido aos materiais que são utilizados.

Pelo contrário, a madeira não emite CO2. Atua de forma inversa e tem a capacidade de absorver esse gás que é tão prejudicial para a atmosfera do nosso planeta.

As florestas sustentáveis são geridas também a pensar na redução das emissões de carbono. São plantadas novas árvores jovens, de forma regular. Estas árvores são mais eficientes na absorção do CO2 e contribuem de forma assinalável para reduzir o nível desse gás existente na atmosfera.

Já, as árvores mais velhas são cortadas e canalizadas para diversos fins, como a construção de casas de madeira.

 

  1. Baixo consumo de energia

As casas de madeira apresentam também a vantagem de serem mais eficientes do ponto de vista energético. Existe mesmo uma filosofia, que muitas pessoas procuram aplicar quando iniciam o processo da construção de uma nova casa de madeira, mediante a qual se tenta que a habitação não requeira qualquer gasto com o aquecimento.

Uma vez que a madeira apresenta excelentes propriedades térmicas, é mais fácil alcançar uma temperatura interior agradável, sem um grande investimento em recurso energéticos.

 

  1. Mais saudável

Existem vários estudos que indicam que viver numa casa de madeira é vantajoso em termos de saúde e bem-estar. Tal acontece porque a madeira é um material natural, que não liberta gases, nem poeiras, permitindo assim um ambiente interior mais “limpo” e saudável.

 

  1. Resistentes ao fogo

Contrariamente ao que muita gente pensa, as casas de madeira são geralmente muito resistentes ao fogo. Tal acontece porque a madeira utilizada na construção deste tipo de habitações é alvo de um tratamento que aumenta a sua resistência em caso de incêndio.

Outras vantagens

Descubra mais vantagens da construção em madeira em https://maestrocasas.pt


Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a Newsletter do Jornal Tornado. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

 

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Exit Costa

E agora Marcelo?

Governo Sombra?

A Lava Jato e seu epitáfio

Mais lidos

Exit Costa

E agora Marcelo?

Mentores espirituais

Auto-retrato, Pablo Picasso

- Publicidade -